sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Depois do Katrina, vem as ideias

...Os escritórios americanos Ahearn Schopfer Associates e Cambridge Seven Associates desenvolveram um projeto conceitual de uma cidade flutuante em formato de pirâmide à margem do rio Mississipi, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. A estrutura é resistente a furacões e possui capacidade para abrigar cerca de 40 mil pessoas.
Com 360 metros de altura, o projeto, batizado de Noah (New Orleans Arcology Habitat), é formado por três torres de 30 andares, cada uma em forma de triângulo, que se convergem na parte superior. O formato facilita a dissipação do vento, um dos grandes problemas da região..., continue lendo

Eleja as 7 novas maravilhas da natureza

A floresta amazônica e as cataratas do Iguaçu estão entre os 14 lugares mais votados na escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

A organização divide os 28 finalistas em dois grupos de 14, em função do número de votos recebido.
Entre os 14 mais votados estão também o mar Morto, na Jordânia e Israel, o Grand Canyon, nos Estados Unidos, e a grande barreira de corais na Austrália e Papua Nova Guiné.
Um grupo de seis analistas --presidido pelo ex-diretor-geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) Federico Mayor Zaragoza-- elegeu no dia 21 de julho os 28 finalistas do concurso, entre 77 candidatos pré-selecionados por milhões de internautas.

Agora, está aberto o processo de votação pública na internet (no site http://www.new7wonders.com/), que acontecerá até que a lista definitiva seja determinada em 2011.
A campanha começou em 2007, quando 440 belezas naturais em 220 países se candidataram ao título. (efe)

Comentário meu: ao acessar o site para votar, aproveite para conhecer o cooliris, um interessante programa para fotos e vídeos, disponível gratuitamente.

Para os amantes da astronomia

Quem gosta de astronomia vai adorar o Stellarium. O programa é um planetário virtual, que permite ver o céu em 3D de acordo com as coordenadas geográficas inseridas.
Ao contrário do Google Earth e do World Wide Telescope, nele não há fotos em alta definição de galáxias ou nebulosas.

As imagens que aparecem são as que uma pessoa comum vai conseguir ver a olho nu ou com lunetas, binóculos e telescópios de pequeno porte. Pode parecer uma desvantagem, mas isso permite conhecer mais facilmente o céu e suas constelações. É complicado ter a mesma noção em outros aplicativos do gênero.

Totalmente gratuito, o Stellarium traz um conjunto de dados sobre o objeto celeste que for clicado, como magnitude e distância em relação à Terra. É possível ainda simular os níveis de poluição visual, para obter um céu mais realista – dentro da cidade de São Paulo, é bom colocá-la no nível máximo.

É interessante ter o programa instalado em um notebook, e usá-lo como assistente de observações noturnas. O modo “Noite” põe tudo em tons de vermelho, para não ofuscar a visão se você estiver no escuro. Outro recurso é a possibilidade de conhecer as constelações de diferentes mitologias, como a egípcia e a tupi-guarani. A versão 0.10.2 conta com um novo modo de projeção, chamado “Hammer-Aitoff”, que permite campos de visão bem vastos (até 360 graus).
Baixe o Stellarium no Downloads INFO.

Para os amantes da química

Tudo bem que química não é a matéria preferida de muita gente. Mas talvez isso fosse diferente se mais pessoas estudassem usando o Jmol.
O aplicativo, aliás, tem sido cada vez mais usado em escolas.

O programa permite visualizar estruturas moleculares em 3D. É possível ver coisas muito simples, como a água, mas o mais legal são as complexas, como o DNA e uma infinidade de proteínas. É preciso, no entanto, baixar os arquivos compatíveis em sites especializados, como o RCSB Protein Data Bank.

Entre os recursos disponíveis no software estão: zoom, exibição de rótulos com os nomes dos elementos químicos, visualização das ligações atômicas e seleção de átomos. Dá também para girar as estruturas em todas as direções.

No download estão incluídos também os arquivos necessários para quem quiser incorporar o visualizador a um site.

Depois de tudo isso, vai dizer que não é divertido conhecer as estruturas atômicas da matéria? O maior ponto fraco do Jmol está em não vir com uma biblioteca de moléculas cuidadosamente selecionadas. Mas há uma série de tutoriais e sites na web que ajudam quem quiser aproveitar todas as potencialidades do software.
Baixe o Jmol no Downloads INFO.

Para os amantes da matemática

O GeoGebra dá uma bela ajuda para alunos de ensino médio no estudo da matemática. Não por acaso, o software acumula um punhado de prêmios internacionais.

Os pontos fortes do aplicativo são as áreas de geometria, álgebra e cálculo. As opções são inúmeras. É possível, por exemplo, visualizar funções e criar modelos bidimensionais ou inserir equações e coordenadas.

Por outro lado, podem ser inseridas diretamente. A interface é bem intuitiva e não faltam dicas e tutoriais na web para quem quiser mergulhar fundo no mundo dos números. Um dos pontos de partida é o GeoGebra Wiki.

Funciona como um programa de desenho. Basta escolher uma das ferramentas e traçar as linhas e curvas em um layout em forma de gráfico. Dá para desenhar polígonos regulares ou irregulares, círculos, retas, parábolas e até mesmo hipérboles. Com o programa, é possível ainda verificar ângulos, rotacionar figuras e também calcular áreas. Mas as possibilidades vão muito além.
Pronto para fazer os seus cálculos? Então, deixe régua e compasso dentro do estojo e mãos ao mouse.
Baixe o GeoGebra no Downloads INFO.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...