domingo, 16 de agosto de 2009

Arco-íris lunar

A natureza é cheia de surpresas belas e agradáveis e a prova disso é a matéria a seguir sobre arco-íris lunar ou moonbow, em inglês. Sorte de quem pôde admirar ao vivo, mais sorte ainda de quem está adequadamente equipado para fotografá-lo, o que é difícil que as fotos dependem da luz.
Esse fenômeno acontece em certas localidades quando o arco-íris é gerado pela luz da lua. Basicamente é formado quando os raios de luz atravessam as gotículas de água suspensas no ar. É claro que esse arco-íris lunar não é causado pela luz direta do sol, mas por aquela é refletida pela lua.
Antes de sair exclamando “Photoshop!” nos comentários, lembre-se que a aparência etérea destas fotos, principalmente daquelas com água corrente, vem da necessidade de manter o obturador da câmera aberto por vários minutos para poder capturar as tênues luzes da noite. (hypescience)

Fazendo sua horta em casa

Se a sua única desculpa para não plantar vegetais em casa era a preguiça, pode começar a mudar o discurso. O designer Chris Chapman desenvolveu um prático kit para dar início a sua horta.

O Roll-Out Veg Mat (algo como “esteira desenrolável de vegetais“, na tradução para o português) traz quatro tipos de sementes misturadas com fertilizantes orgânicos, e está pronto para ser esticado em algum cantinho. Tudo o que o aspirante a jardineiro precisa fazer é acrescentar terra, água e esperar que as mudas tomem forma. “É uma solução simples e divertida para encorajar as pessoas a plantar seu próprio alimento“, diz o designer.

Um guia do Twitter em portugûes

Menos de cinco dias depois do lançamento – e depois de 10 mil downloads – já estamos disponibilizando uma primeira versão atualizada do guia do Twitter.
Muitas pessoas entraram em contato com a gente pedindo para disponibilizarmos links para download direto – o Scribd impõe que o usuário se registre no serviço para permitir que um arquivo seja baixado.
Vamos manter a possibilidade de fazer o download pelo Scribd, por dois motivos: porque ele permite a visualização direto na Web e porque ele converte o arquivo para outros formatos como o .txt e isso facilita o uso do livro por quem pretende ler o arquivo pelo celular, por exemplo.
Então, sem mais demoras, aqui está a versão atualizada do Tudo o que você pretende saber sobre Twitter – em resolução:baixa 3 MB, média 6 MB, alta 10 MB.

Foto do domingo

Coberto de branco invernal, o monte Ruapehu (em primeiro plano), de 2.797 metros, reina sobre o Parque Nacional de Tongariro. Atrás dele, o Ngauruhoe, cônico, e o Tongariro, largo, perdem a cobertura de neve quando o verão chega, mas a rocha fria de Ruapehu nunca se rompe, transformando assim o Crater em um dos lagos de cratera vulcânica sempre rodeados de neve e gelo mais ativos do mundo. Foto de Stuart Franklin, Magnum Photos

A beleza dos algoritmos na computação

Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. Tal diferença pode ser reflexo da complexidade computacional aplicada, que depende de estruturas de dados adequadas ao algoritmo. Por exemplo, um algoritmo para se vestir pode especificar que você vista primeiro as meias e os sapatos antes de vestir a calça enquanto outro algoritmo especifica que você deve primeiro vestir a calça e depois as meias e os sapatos. Fica claro que o primeiro algoritmo é mais difícil de executar que o segundo apesar de ambos levarem ao mesmo resultado.

Vejam a beleza dos algoritmos transformados em imagens depois de processadas em um computador, aqui.

A evolução do Notebook

Com a introdução dos netbooks, os computadores portáteis se popularizaram, mas até chegar neles foram necessários alguns anos e muito desenvolvimento tecnológico. Uma boa maneira de ficar atualizado com mais essa façanha da tecnologia é acompanhar a sua evolução. Aqui

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...