quarta-feira, 12 de maio de 2010

Um novo museu Pompidou

O acervo do novo museu provém da matriz parisiense, que, com suas 65 mil peças, possui a maior coleção de arte moderna e contemporânea da Europa. O Centro George Pompidou-Metz não é a única representação exterior de uma instituição cultural parisiense. A mesma tendência política de descentralização do governo francês já havia viabilizado o projeto de uma nova sede do Museu do Louvre, em construção na cidade de Lens, no norte do país.

Com o Pompidou-Metz, as autoridades culturais francesas pretendem atrair aficionados de arte da região metropolitana de Paris, de outras regiões francesas e de países vizinhos, como Alemanha, Bélgica e Luxemburgo.

A cidade de Metz deposita nesse novo museu esperanças semelhantes às dos fundadores da matriz parisiense. Em 1969, o então presidente francês George Pompidou explicava que queria "criar tanto um museu de belas artes, quanto um centro com música, cinema, livros e pesquisa audiovisual".

Essa diversidade fez com que o centro parisiense se tornasse um dos museus mais visitados da França. Com o novo espaço de peregrinação artística, Metz quer mudar sua imagem de antiga fortaleza militar e, a médio prazo, receber até 400 mil visitantes por ano.( deutsche weller ).

Oceano em chamas

O desastre ambiental no golfo do méxico está mostrando toda a sua dimensão. CONFIRA AQUI, imagens fortes do derramamento do petróleo.

California vs. The World

Fantásticas imagens do nosso sistema solar

VEJA AQUI, mais imagens em detalhes.

Os 5 piores derramamentos de óleo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...