Já no Rio Grande do Sul, a Secretaria de Saúde confirmou nesta segunda quatro novas mortes por causa da gripe A. O estado registra, até o momento, 29 vítimas fatais do vírus influenza A (H1N1). Mais cedo, a Secretaria de Saúde da Bahia anunciou o primeiro caso de morte no estado. Em Pernambuco, também foi confirmada uma vítima fatal da doença.
A primeira das quatro novas vítimas do Rio Grande do Sul é uma dona de casa de 43 que morreu em 23 de julho na cidade de Passo Fundo. Ela era portadora de dislipidemia, doença que se caracteriza por um aumento anormal da taxa de lipídios no sangue. A segunda morte ocorreu em 25 de julho em Novo Hamburgo e se trata de um homem de 45 anos que sofria de hipertensão.
A terceira vítima era um pintor de 39 anos que morreu em 27 de julho em Santa Maria. Ele não sofria de outras doenças. A quarta morte também ocorreu em Passo Fundo, no dia 1º de agosto. Trata-se de um homem de 44 anos que não sofria de outras enfermidades.
A vítima baiana da nova gripe era um homem de 50 anos que morreu na terça-feira passada. Ele era hipertenso e tinha histórico familiar de morte súbita. Os exames que atestaram resultado positivo para gripe A foram feitos na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia informou que está investigando qual foi a fonte de contaminação do paciente e monitorando seus familiares para verificar se houve contágio.
Já em Pernambuco, foi confirmada na manhã desta segunda a morte de uma adolescente de 17 anos que estava internada desde o dia 20 de julho no Hospital Prontolinda, em Olinda. A garota viajou de Belo Horizonte para passar férias no balneário de Porto de Galinhas, em Ipojuca. Ela estava acompanhada de familiares, que estão sendo monitorados. (veja)