terça-feira, 1 de setembro de 2009

Apesar do Petróleo e do gás, a Rússia mergulha na pobreza

...Número de pessoas vivendo na pobreza deu um salto. É o fim de uma era de relativa prosperidade sob a hegemonia de Putin.
O número de russos que vivem abaixo da linha de pobreza subiu de 18,5 milhões no final de 2008 para 24,5 milhões nos três primeiros meses deste ano. É um aumento de 30% que reflete o quanto a economia russia foi afetada pela crise econômica.
O grande aumento da pobreza na Rússia se segue aos anos nos quais o padrão de vida dos russos melhorou, em parte graças à alta dos preços do petróleo e à condição do país de maior exportador de gás do mundo...,
continue lendo (em inglês).

Os campeões do desmatamento em julho

...Nove dos dez municípios com mais desmatamento detectado em julho pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estão no Pará. A instituição divulgou nesta terça-feira (4) que detectou a devastação de 836 km² da floresta amazônica nesse mês. A área equivale a cerca de metade do município de São Paulo..., veja aqui a relação

Um projeto sustentável na Coreia do Sul

O escritório de arquitetura Foster + Partners venceu concurso internacional para o projeto de expansão da zona franca da cidade de Incheon, próxima a Seul, capital da Coreia do Sul.

A região deve se tornar autossuficiente e modelo no desenvolvimento e utilização de tecnologias sustentáveis, assim como Masdar, cidade planejada que está sendo construída em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

A zona franca de Incheon possui uma área de aproximadamente 300 km² e abriga as ilhas de KangHwa e OnJin-gun. O projeto de Norman Foster deverá conectar essas regiões por meio de uma espinha central de transporte, cujo entorno abrigará os principais empreendimentos industriais, comerciais ou residenciais da cidade.

Para manter as características rurais de Incheon, o arquiteto manterá os canais de irrigação das plantações, grande parte dos espaços verdes, e os edifícios e estradas seguirão a topologia natural do local. Além disso, a cidade implantará telhados verdes e hidropônicos para harmonizar-se com a paisagem, utilizará energia da biomassa e de células combustíveis do hidrogênio, e só construirá empreendimentos com, no máximo, 50 metros de altura.

O projeto ainda prevê que Incheon se transforme em um centro nacional para a indústria sustentável, desenvolvendo e comercializando produtos e tecnologias ecoeficientes no sul da ilha de KangHwa.

A construção do projeto de Norman Foster deverá ser executada em 15 anos. Quando pronta, Incheon terá capacidade para receber aproximadamente 320 mil habitantes. (piniweb)

Insegurança nas redes sem fio

Os cientistas japoneses Toshihiro Ohigashi, da Universidade de Hiroshima e Masakaty Morii, da Universidade de Kobe, desenvolveram uma forma de quebrar a criptografia do tipo WPA (Wi-FI Protected Access), muito usada na proteção de roteadores de redes sem fio para manter a segurança.

Em questão de minutos, os pesquisadores conseguiram a façanha, apresentada no evento Joint Workshop on Information Security, sediado em Taiwan, há duas semanas. Mais detalhes serão apresentados em conferência no Japão, que deve acontecer no dia 24 de setembro.

Quem faz o ataque consegue ler tráfego criptografado em WPA, que circula em uma rede. Especialistas em segurança já tinham alertado para essa possibilidade em novembro do ano passado, mas os japoneses levaram a teoria à prática e mostraram que a quebra de segurança pode ocorrer em minutos.

Os sistemas de criptografia em roteadores sem fio têm um longo histórico de problemas. O sistema WEP (Wired Equivalent Privacy), lançado em 1997, foi quebrado poucos anos depois e hoje é considerado completamente inseguro.

Já existe, no entanto, alternativa para o WPA. É o WPA 2, que existe desde março de 2006. "Apesar da alternativa mais segura, ainda existe uma grande base instalada pelo mundo que não migrou para o novo sistema", afirma o diretor de marketing da organização Wi-Fi Alliance, Kelly Davis-Felner. A Wi-Fi Alliance é a entidade responsável por estabelecer padrões de redes sem fio para a indústria.

Para o CEO da empresa de segurançca Errata Security, Robert Graham, a nova prática de quebra de segurança não chega a ser um motivo de desespero, mas é preocupante. "Os softwares de segurança existentes no mercado são capazes de barrar esse ataque se o roteador não o fizer, mas a quebra da segurança é o suficiente para os profissionais de tecnologia dispensarem o sistema WPA", diz.

A alteração do tipo de segurança no roteador é simples e pode ser configurado por qualquer pessoa que tenha acesso administrativo à interface do equipamento. (pcworld)
* a imagem acima é da máquina enigma, utilizada na cifragem e decifragem de mensagens secretas

Desmatamento cresce 93% na Amazônia em julho de 2009

...O desmatamento na Amazônia no mês de julho deste ano apresentou um aumento de 93% em relação ao mesmo mês de 2008. Foram desmatados 532 km² contra 276 km² do ano anterior. No entanto, no acumulado de agosto de 2008 a julho de 2009 a redução foi de 65% frente ao período anterior. Os dados fazem parte de um levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, o Imazon..., continue lendo

Fotografando com o celular

Você é daqueles que pensa que fotografia profissional só pode ser obtida por aquelas câmeras robustas, do tipo DSLR, com oito ou dez megapixels?

Ou acredita que o barulho, a baixa velocidade de captura, o fraco balanço de cores, resolução e zoom das câmeras de celular impossibilitam uma fotografia de alta qualidade?

Bem, você não está totalmente errado. Mas o fotógrafo Martin Gommel fez uma profunda busca no Flickr, o serviço de hospedagem de imagens do Yahoo, para provar que, sim, é possível obter imagens incríveis com o seu celular e selecionou algumas, como a foto acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...