
CITAÇÃO : "Imaginar é mais importante do que saber. O conhecimento é limitado. A imaginação abarca o universo." Albert Einstein
sábado, 4 de julho de 2009
Festival de areia na Inglaterra

O evento reúne 13 artistas, que durante 15 dias vão transformar 400 toneladas de areia em obras de arte.
De acordo com os organizadores, no ano passado, a exposição ao ar livre atraiu 42 mil pessoas e interesse de órgãos de imprensa de vários países..., continue lendo.
E veja aqui, fotos da Fieza 2008, no Algarve, em Portugal.
100 mil pessoas com gripe suína na Argentina

Segundo Manzur, já foram confirmados 2,8 mil casos da doença no país e 44 mortes relacionadas a ela.
“Desde que o vírus entrou no nosso território, há seis semanas, estimamos cerca de 100 mil pessoas infectadas com o H1N1 no país”, disse..., continue lendo.
A região que mais produz azeite no mundo

Desmate anual na Amazônia tem queda de 74%

A queda foi de 47% quando comparado o desmate em maio deste ano em relação ao mesmo mês de 2008. Foram 157 km2 de mata derrubados em nove Estados (AC, AM, AP, MA, MT, PA, TO, RO e RR) em comparação aos 294 km2 de 2008.
De acordo com o Imazon, o Estado que teve a maior área destruída foi novamente o Pará (37% do total), seguido de Mato Grosso (27%) e Roraima (20%). A cidade campeã foi Novo Progresso (PA), com 28,7 km 2. Os números, baseados em um sistema independente de monitoramento, o SAD, vão na mesma direção do que vem sendo divulgado por órgãos governamentais.
Para Adalberto Veríssimo, um dos pesquisadores da ONG, a tendência de diminuição do desmatamento começou em julho do ano passado, como reflexo de um pacote de medidas adotado pelo governo federal meses antes, e se aprofundou com a crise econômica mundial e com as chuvas na região.(folha SP).
Comentário meu: A luta é árdua, mas se a fiscalização da sociedade continuar alerta contra os crimes ambientais, a situação tende a melhorar.
Ranking brasileiro de audiência de Internet

Casa flutuante ecológica

Com capacidade para hospedar até 20 pessoas, a base tem 12 metros de largura por 18 metros de comprimento. A eletricidade é gerada a partir da luz solar, com energia suficiente para iluminar as instalações, manter o rádio para comunicação, o funcionamento de computadores e o refrigerador para a conservação de alimentos. O sistema tem autonomia para funcionar por dois dias e meio sem sol.
"A água das torneiras e chuveiros é captada da chuva e do próprio rio sobre o qual a construção está instalada. Filtros garantem que a água esteja limpa para o consumo em tanques que permitem armazenar até 5.700 litros", explica Josivaldo Modesto, coordenador de operações do Instituto Mamirauá. Outra iniciativa é o tratamento do esgoto, antes de ser devolvido à natureza. Esse sistema ainda será instalado.
A cobertura do laboratório flutuante é de telhas produzidas a partir de garrafas de plástico PET moídas que, entre outras vantagens, apresenta maior resistência e maior vida útil quando comparada a telhas de outros materiais. De acordo com Modesto, elas pesam cerca de um sexto das telhas de barro e podem durar até 300 anos. "Uma empresa sediada em Manaus recolhe garrafas PET que antes iriam para o lixo, transformando-as em telhas leves e resistentes", explica.
As bases de apoio flutuante, como esta nova casa, são utilizadas pela organização nas Reservas Mamirauá e Amanã para viabilizar as pesquisas de campo. Elas ficam estabelecidas em plataformas formadas por uma madeira flutuante, chamada assacu. A casa flutuante ecológica permanecerá no Lago Amanã, na Reserva Amanã, e, assim como os outros flutuantes, é feito com madeira certificada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais (Ibama).(inovaçãotecnologia).
O mais completo atlas da superfície da Terra

As imagens que deram origem ao mapa foram obtidas pelo Radiômetro de Reflexão e Emissão Termal (Aster, na sigla em inglês), um sofisticado equipamento japonês a bordo do satélite Terra.
Dedicado a missões de monitoramento constante do planeta, o satélite Terra já obteve dados importantes das mais diversas áreas, da proliferação de algas a erupções vulcânicas.
No caso específico, o Aster mapeou a topografia terrestre com intervalos de apenas 30 metros entre cada ponto registrado. -Trata-se do mais completo mapa topográfico digital global já criado no mundo - afirmou Woody Turner, cientista da Nasa que integra a missão Aster. Este conjunto exclusivo de dados auxiliará usuários e pesquisadores das mais diversas disciplinas que precisem de dados de topografia e informações de terreno.
Os dados podem ajudar, por exemplo, na luta contra incêndios, na conservação dos recursos naturais, no planejamento das cidades, em qualquer área que demande informação geográfica detalhada.Objetivo é chegar a mapa ainda mais preciso Até então, o mais completo mapa topográfico do planeta disponível, também feito pela Nasa, cobria 80% da superfície da Terra. Era menos acurado, sobretudo em áreas mais inóspitas, como relevos escarpados e alguns desertos. O objetivo da Nasa agora é reunir os dados dos dois mapas para obter uma cartografia global ainda mais completa.
Museu interativo do clima na Alemanha

O projeto arquitetônico é do escritório alemão Klumpp e de Paul Niederhaus & Partner GmbH, que desenvolveram, em parceria com a construtora Petri & Tiemann, um edifício de 11.500 m², para recepcionar, segundo expectativas, 600 mil pessoas por ano..., continue lendo.
Assinar:
Postagens (Atom)