domingo, 30 de agosto de 2009

Mais um inimigo da camada de ozônio

...O óxido nitroso (N2O) é conhecido como gás do riso (ou hilariante), devido à capacidade de provocar contrações musculares involuntárias na face. Mas uma nova notícia sobre esse gás está longe de provocar bom humor.
Segundo uma pesquisa feita por cientistas da Administração Nacional do Oceano e Atmosfera (NOAA), nos Estados Unidos, o óxido nitroso se tornou, entre todas as substâncias emitidas por atividades humanas, a que mais danos provoca na camada de ozônio.
O estudo, publicado na edição esta sexta-feira (28/8) da revista Science, afirma que essa liderança nefasta se manterá por todo o século...,
continue lendo

Abastecendo a Discovery

Na próxima vez que você for abastecer seu carro e achar que está demorando demais, pense nos engenheiros da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos.

Faz parte do trabalho deles encher o tanque da nave Discovery com quase dois milhões de litros de hidrogênio líquido e oxigênio. Isso demora grande parte do dia.
O oxigênio e o hidrogênio são colocados na nave através de três entradas, em uma velocidade impressionante: o oxigênio é colocado a 80 mil litros por minuto, e o hidrogênio é colocado a 215 mil litros por minuto.

Aqui, veja com mais detalhes o abastecimento.

Essa operação foi realizada para o voo da Discovery na última sexta-feira.

Uma viagem ao Vietnã

Um pouco de história : segundo os historiadores vietnamitas, a história do Vietnã é a história dos povos que o ocuparam. O país foi fundado em 2 877 antes de Cristo e na época, sua capital se situava na atual província de Cantão no sul da China. Viêt Nam significa os Viêt do Sul. Com as conquistas chinesas, o norte do Vietnã passará sob o domínio chinês. A perda das terras é significante, e os vietnamitas batizam o país de Nam Viet (ou seja o país dos Viêt do Sul). Durante mil anos, diversas dinastias chinesas dominaram o Vietnã que só obteve a independência em 938. A partir daí, inicia-se o período das dinastias vietnamitas que so terminará no século XIX, quando o país foi colonizado pela França, em 1858. Durante a Segunda Guerra Mundial, com a derrota da França na primeira fase da Guerra, o Vietnã foi ocupado pelo Japão e estabeleceu no trono o Imperador Bao Dai. Após o final da guerra, a França tentou restabelecer o controle, mas não conseguiu e foi derrotada na Batalha de Dien Bien Phu, após oito anos de luta armada, comandada por Giap em 1954 na primeira guerra da Indochina, mesmo com ajuda dos EUA. Na Conferência de Genebra, cujo objetivo era de restaurar a paz na antiga Indochina e na Coréia, o Vietnã foi dividido em dois países separados, conhecidos como Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. Durante a Guerra Fria, o norte comunista tinha o apoio da China e da União Soviética, enquanto o sul anti-comunista era “apoiado” pelos EUA, o que deu lugar à Guerra do Vietnã, em que os americanos foram obrigados a abandonar em Março de 1973. Em Julho de 1976, a República do Vietnã do Sul e a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) uniram-se na República Socialista do Vietnã com posições pro-soviéticas na qual é autorizado um único partido, o Partido Comunista Vietnamita que controla todas as instituições políticas do país. Entre os países do Sudeste Asiático, foi o Vietnã quem, seguramente, atingiu a independência política com maiores dificuldades e com altos custos sociais e ambientais.

O Vietnã, país longo e estreito com cerca de 331.688 quilômetros quadrados tem uma população total de 84.238.000 habitantes, dos quais 75% é rural. O sul, muito fértil, cultiva essencialmente o arroz. Produto de base, este alimento é também um produto de exportação sendo o Vietnã o terceiro produtor mundial. Além da rizicultura, estão em expansão as culturas do milho, batata-doce, mandioca, hortaliças, fruta (ananás e citricos), cana-de-açúcar, borracha, chá, café (2º produtor mundial depois do Brasil). O norte do país concentra os recurssos minerais (antracito, linhito, carvão, minério de ferro, manganês, bauxita e titânio) e a indústria pesada. O principal produto de exportação, o petróleo, representa 20% das receitas do comércio exterior.

Três cidades se destacam: Ho Chi Min, (o pulmão econômico do país, antiga Saigon) com aproximadamente 7 milhões de pessoas, Hanói com 4 milhões (capital do país) e o porto de Haiphog, no norte, com 2 milhões de pessoas.

A existência de 54 grupos étnicos no território vietnamita contribui de forma importante para a riqueza e diversidade da cultura vietnamita. Os chineses se concentram nos centros urbanos e sua participação tanto econômica como demográfica, vem diminuindo devido à política de deportação em massa para a China.

Traços culturais :

· A túnica longa (áo dài en vietnamien) tornou-se o traje representativo da cultura vietnamita.
· O chapéu em foma de cone simboliza a graça e a doçura do vietnamita, e é utilizado nos arrozais, nas feiras, nas escolas…

Com relação ao turismo, observa-se uma nítida progressão. Em 2008, cerca de 4 milhões de turistas entre chineses, coreanos, americanos, japoneses, australianos, franceses, tailandeses… visitaram o Vietnã. Na seleção das principais cidades visitadas estão : Hanoi, Hô-Chi-Minh, e Hué, a cidade imperial. Além destes lugares, a Baía de Ha Long e o Parque Nacional de Phong Nha-Ke Bang oferecem aos visitantes paisagens magníficas.

Hanoi, a capital vietnamita, oferece inúmeras atrações turísticas e entre as principais estão: o Templo da Literatura, a Pagode de Um Pilar (Chua Môt Côt), o Museu de História, o Museu de Arte, a Catedral de Sao José, a Rua Trang Tien, o Hotel Sofitel Métropole (construído em 1905 e reformado em 1995), que teve um papel importante na história da cidade, sobretudo no momento da guerra, o Teatro da Ópera, cópia do Teatro da Ópera de Paris, o Grande Lago, as magníficas casas coloniais da rua Phan Dinh Phung, sobretudo as das embaixadas, a ponte Long Biên, o Mausoleu do Presidente Hô Chi Minh, o Museu Hô Chi Minh ...
Sugestão de viagem virtual de todas estas atrações turísticas através das fotos disponíveis aqui !!! BOA VIAGEM ! (da correspondente do blog em Montpellier)

Dicas semanais de sites

Liveplasma, Abrir um mapa no Liveplasma é como adentrar um sistema solar ligado a shows e filmes. Ao digitar o nome de uma banda, por exemplo, o Liveplasma gera um campo de esferas, com a banda procurada ao centro, apresentando outros grupos com sons similares ao redor.O tamanho da esfera depende da popularidade do artista, e sua cor se relaciona ao quanto ele se aproxima da banda central.O processo de seleção é um pouco obscuro e o banco de dados tem algumas falhas - ao buscar "Lily Allen" acessei um mapa de Woody Allen, por exemplo -, mas é uma maneira fascinante de explorar similaridades entre artistas em uma nova forma de exibir informações.

WeatherBonk, O WeatherBonk, por outro lado, está longe de ser visualmente estonteante, mas ainda satisfaz qualquer um que realmente queira saber a previsão do tempo.O serviço coleta dados de sistemas de meteorologia nacionais como Weather Underground e National Weather Service, além de diversas estações de medição do clima em residências e escolas. Os dados são exibidos em uma tela que mostra a previsão atual do tempo em um mapa no Google, com dados sobre temperatura e imagens de webcams da região pesquisada.


CommunityWalk, Você conhece aqueles pequenos marcadores que vê quando faz buscas por uma pizzaria no Google Maps? O CommunityWalk permite que você crie seu próprio mapa com marcações estabelecidas adicionando um endereço ou apenas clicando sobre o mapa.Você também pode adicionar um selo ou notas para cada localidade. Eu usei o serviço para fazer um mapa dos locais onde os membros de um fórum de internet local oferecem casas para passar o final de semana. Você pode categorizar os locais com ícones diferentes para cada categoria. O mapa pode ser classificado como privado, compartilhado com pessoas que recebem a URL do usuário, o público, passando a aparecer em uma lista no site e em sistemas de buscas. (idg)

Uma nova revista de divulgação científica

A revista Unesp Ciência é o mais novo veículo de divulgação científica no Brasil. A revista foi lançada nesta semana pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em cerimônia no campus Barra Funda, na capital paulista.

Com periodicidade mensal e tiragem de 25 mil exemplares, a publicação será distribuída nos campi da Unesp e em diversas instituições de ensino e de pesquisa. A revista também poderá ser lida gratuitamente no site da universidade.

"O foco é fazer uma divulgação científica de referência, com equilíbrio entre as áreas. E um jornalismo crítico, não mostrando a ciência como algo acabado", disse Maurício Tuffani, assessor de comunicação e imprensa da Unesp e diretor editorial da revista.

No primeiro número, a revista destaca os 400 anos da ciência moderna. A reportagem Quatro séculos da ciência relembra Galileu Galilei (1564-1642), que rompeu o paradigma defendido por Nicolau Copérnico (1473-1543), segundo o qual o Sol estaria no centro do Sistema Solar (heliocentrismo).

Essa mudança de perspectiva é considerada o marco da modernidade científica. A reportagem elenca ainda alguns dos principais formuladores da ciência moderna, como Francis Bacon, René Descartes e Albert Einstein.

A revista Unesp Ciência pode ser lida em formato pdf aqui

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...