quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Museu argentino abre retrospectiva de Andy Warhol

O Museu de Arte Latinoamericano (Malba) e a Fundação Costantini, de Buenos Aires, inauguram, nesta quinta-feira, a maior exposição do artista americano Andy Warhol já realizada na Argentina.

Intitulada Andy Warhol, Mr. America, a mostra reúne mais de 170 obras do artista, incluindo pinturas, fotografias e instalações, além de 44 filmes dirigidos por Warhol.

A organização das obras expostas de Warhol, um dos principais nomes da pop art, foi feita pelo museu e fundação argentinos em parceria com o museu que leva o nome do artista, em Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Segundo os organizadores, as obras em exposição na Argentina formam uma retrospectiva do artista e destacam “a cultura política e popular dos Estados Unidos, sob olhar de Warhol”.

A mostra Andy Warhol, Mr. America fica em cartaz em Buenos Aires até 22 de fevereiro de 2010. A previsão é de que a exposição venha também para o Brasil e seja inaugurada na Pinacoteca de São Paulo em 20 de março de 2010.

Obras

A seleção dos trabalhos aborda, principalmente, o período de 1961 até 1968. Entre eles se destacam peças famosas do artista como os retratos de Marilyn Monroe, da ex-primeira dama americana Jacqueline Kennedy e do ex-líder chinês Mao Tsé-Tung.

Os organizadores ressaltaram ainda que a exposição conta com a série de latas de sopas Campbell, auto-retratos do artista e filmes como Empire, Blow Job e Outer and Inner Space, entre outros que realizou no seu estúdio The Factory.

De acordo com o fundador do Malba, Eduardo Costantini, esta é a exposição mais cara já realizada pelo museu desde a inauguração, em 2001.

“Trazer a exposição custou US$ 600 mil, mas comemoramos por termos sido escolhidos pela Fundação Warhol”, disse ele à imprensa argentina. (bbc)

Jean Michel Jarre, live in Pekin

Exposição em Londres traz imagens microscópicas premiadas

Óvulo humano (imagem ao lado) no momento em que espermatozoides tentam fecundá-lo. A foto foi tirada durante um tratamento de inseminação artificial. (Foto: M I Walker/Wellcome Image Awards 2009)

O instituto Wellcome Trust inaugurou nesta semana em Londres uma exposição mostrando novas fotos e ilustrações de sua biblioteca de imagens científicas. O instituto premiou as 19 melhores imagens por sua contribuição para o entendimento da ciência e pela "inspiração" que provocam.

As fotos, que usam técnicas extremamente avançadas de fotografia microscópica, variam de detalhes de vasos capilares, células, até sementes e um óvulo sendo fecundado. Na exposição está a história por trás da imagem, o que ela representa e como ela foi alcançada.

Segundo a bióloga, antropóloga e escritora Alice Roberts, que apresentou a premiação, as imagens e fotografias podem ajudar os cientistas a entender as estruturas que são muito pequenas para serem vistas a olho nu, elucidar a relação entre estrutura e função e "até ilustrar ideias abstratas difíceis de entender de outro jeito".

"As imagens também formam uma ponte, de modo que não cientistas ou pesquisadores de diferentes disciplinas possam apreciar os conceitos que, de outra forma, permaneceriam esotéricos", afirma a bióloga.
As fotos ficam expostas no instituto até o ano que vem. (bbc)

Fliporto 2009

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...