terça-feira, 23 de junho de 2009

A (H1N1), 22 junho - cresce o número de casos


Mapa da violência

O Deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), criou no seu site um mapeamento dos crimes ocorridos no estado do Rio de Janeiro, relatados pela Imprensa e por usuários, fazendo um chamamento a Participação dessa experiência de mapeamento compartilhado. Vale conferir.

comentário meu: sem querer entrar no mérito de como a sociedade carioca está vendo tal projeto, acho que um estudo de caso se faz necessário face a interatividade que a internet introduz às pessoas.
Imaginem o que é uma pessoa ficar na janela de seu apartamento relatando os assaltos ocorridos 0nline na esquina.

Erupção vulcânica

...Uma nova imagem feita do espaço mostra uma erupção vulcânica em seu estágio inicial, ainda começando a criar uma nuvem de fumaça e vapor, e criando uma onda de choque mortal na atmosfera chamada de fluxo piroclástico. O Sarychev Peak, na ilha de Matua, é um dos vulcões mais ativos da cadeia de ilhas de Kuril, no norte do Japão.
A nova foto (clique para ampliar) foi tirada no dia 12 de junho pela NASA e os pesquisadores de vulcões estão animados com a foto, pois ela conseguiu capturar vários fenômenos que ocorrem no início de uma erupção vulcânica.
A maior nuvem mostrada na foto parece ser uma combinação de fumaça e vapor branco, de acordo com a NASA. As nuvens próximas ao vulcão foram afastadas em um padrão circular pela onda de choque da erupção, de acordo com cientistas. Exatamente o que permitiu a realização da foto.
A nuvem mais clara no topo pode ser vapor condensado, resultante da subida rápida e o contato com a massa de ar mais fria acima da coluna de poeira. A nuvem chega a fazer sombra na parte nordeste da ilha. A foto também mostra uma mancha cinza no chão, provavelmente uma mistura de gás quente e poeira, que é chamada pelos cientistas de nuvem piroclástica. As nuvens piroclásticas são muito perigosas, pois chegam a 600 graus e se movem pela terra a uma velocidade média de 200 quilômetros por hora.
Voos comerciais estão desviando da região do vulcão para minimizar os danos causados às aeronaves pelo contato com a poeira. A última erupção explosiva do Sarychev Peak foi em 1989. (Live Science)

As 10 melhores praias do Brasil

Uma seleção do guia 4 rodas escolheu as 10 melhores praias do Brasil em beleza natural, conservação, localização e limpeza das águas. Confira

Beco de Noronha

...Pequena e bem intimista, é um belo achado na ilha - e imprescindível para quem quer passar despercebido. Os quatro quartos são caprichados, têm tudo novo. Repare na decoração: as peças são feitas com material reciclado, folhagens, galhos, tudo produzido pela proprietária, Silvana. Apesar de compacta, a pousada consegue dar aos hóspedes espaços para convivência: há um jardim estilo japonês com futon e fonte d'água, mesa para jogos, cibercafé com internet wireless e uma minibiblioteca. Um chá da tarde é servido às segundas, quartas e sextas..., conheça mais.

comentário meu: sem desconsiderar a forte dor causada pela tragédia do voo AF447, as autoridades do turismo no Brasil devem passar a levar em conta que o Arquipélago de Fernando de Noronha ganhou as páginas dos jornais e homepages mundo afora, deixando de ser apenas um pequeno ponto perdido no mapa mundi.

Fuga de cérebros

...A América Latina e o Caribe compõem a região com maior proporção de profissionais qualificados vivendo no mundo desenvolvido - um fenômeno que se acentuou nas duas últimas décadas, segundo um relatório do Sistema Econômico Latino-americano e do Caribe (Sela), com sede em Caracas..., leia mais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...