A cena clássica de entrar em casa, ligar a TV e esparramar-se no sofá para assistir ao seu programa favorito continua atual para milhões de pessoas, mas começa a dividir espaço com outras - e mais interativas - formas de ver televisão.
Segundo levantamento feito pela consultoria Accenture, assistir a vídeos pela web já é um hábito para 77% dos internautas dos sete países pesquisados (Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Itália, Espanha, Alemanha e Austrália). O estudo, obtido com exclusividade pelo Valor, mostra que os brasileiros são os mais atuantes: 89% dos entrevistados veem vídeos pela internet, por curiosidade ou porque gostam de navegar.
O mais surpreendente é que essa não é uma tendência exclusiva dos jovens. Embora seja um costume mais frequente entre os que têm até 34 anos, ver vídeos pela internet também faz parte da rotina de 64% dos internautas com mais de 65 anos de idade.
A sondagem - feita com 6,5 mil internautas - não está baseada numa amostra estatística que retrate do conjunto da população desses países. Porém, joga alguma luz sobre realidades que já são perceptíveis em diversos mercados: a televisão está ganhando novas telas e o ritual de assistir a vídeos está se tornando mais interativo.
De acordo com o levantamento, 35% dos entrevistados afirmaram ter visto mais vídeos pelo laptop nos últimos 12 meses, em comparação com anos anteriores. Enquanto isso, 23% disseram ter aumentado o acesso a vídeos por meio de telefones móveis e 7% declararam que usaram mais os tablets com essa finalidade.
"As novas formas de ver TV não substituem o modelo tradicional, mas se somam a ele", diz o consultor Petronio Nogueira, especialista em mídia e telecomunicações e líder de terceirização de processos da Accenture na América Latina.
Uma das conclusões do estudo é que essa multiplicidade de aparelhos deve se traduzir também em formatos de programação diferentes. "Os consumidores indicam fortemente que estão prontos para uma experiência multidispositivos - que vá além de simplesmente replicar a TV tradicional em outro aparelho", afirma o documento. Personalização e qualidade - tanto do conteúdo quanto da rede - são palavras-chave nesse contexto, diz a consultoria.
Temas como esse serão debatidos, nesta semana, no Global Convergence Forum, que será realizado no Rio. Pela primeira vez, o Brasil será sede do evento, promovido anualmente pela Accenture (do valor econômico ).