terça-feira, 3 de novembro de 2015

5 apps para iPhone e Android para amantes de vinho

Diante de tantos rótulos à venda em supermercados e importadoras, até mesmo o os apreciadores de vinho mais experientes podem se sentir meio perdidos. É aí que entram aplicativos de smartphones feitos para organizar a bagunça e dar uma ajuda para quem não tem tanta experiência no assunto.
São várias as opções disponíveis para iPhone Android, grátis ou pagas, que têm informações variadas sobre rótulos, listas de desejos, funções de scan e sugestões de harmonização com refeições. Confira a seguir alguns dos melhores apps disponíveis atualmente.
Vivino Wine Scanner

Se, na hora de comprar o vinho, bater aquela dúvida, o aplicativo Vivino Wine Scanner, grátis para iPhone e Android, pode ser uma ajuda e tanto. Com um banco de dados 500 mil rótulos de 15 mil vinícolas, ele dá informações sobre a composição, produção, harmonização e avaliações de outros usuários.
Para isso, basta tirar uma foto do rótulo, que será reconhecido logo em seguida por meio de uma conexão à internet. Alguns pontos negativos são que ele não permite busca por nome, não tem opções brasileiras em seu banco de dados (mas argentinos e chilenos estão presentes) e que o real não está entre as moedas aceitas para o registro de preço.
Hello Vino
Voltado para os consumidores iniciantes, o app Hello Vino ajuda o usuário a escolher o vinho certo de acordo com a ocasião, a refeição, a preferência de gosto e a até região onde foi produzido.
Depois de dar algumas pistas sobre o que precisa, a pessoa recebe as informações sobre o sabor, comidas com as quais se harmoniza e a avaliação do rótulo indicado. Se gostar, pode salvar na lista de compras e fingir que é um enólogo profissional. O aplicativo está disponível gratuitamente para iPhone e Android.
Selecting a Wine - For Dummies
Apesar do nome (do inglês, “Selecionando um Vinho Para Leigos”), o “Selecting a Wine - For Dummies” é indicado tanto para quem não conhece bem sobre o assunto quanto para os mais experientes. Para os mais crus nesta área, ele traz glossário, sugestões de temperaturas para servir, harmonizações e até áudio para ensinar como pronunciar os nomes.
Já quem tem mais conhecimento pode ter acesso às principais novidades no mercado, além de criar sua lista de favoritos com a foto de cada rótulo e suas impressões, que também podem ser compartilhadas com os amigos. O app é gratuito, mas está disponível apenas para iPhone.
VintageChart+
Lançado pela revista Wine Spectator, esse aplicativo reúne informações sobre vinhos das mais de 50 principais regiões produtoras da bebida no mundo para ajudar o usuário a comparar rótulos sem errar na hora de escolher a melhor opção.
Além das informações essenciais sobre os rótulos, o app traz mapas para localizar as melhores vinícolas e uma ajuda que promete indicar quando é a melhor época de abrir as garrafas guardadas em sua adega. O VintageChart+ está disponível gratuitamente para iPhone e Android.
Cor.KZ
O banco de dados desse app é de cair o queixo: cerca de 1,5 milhão de rótulos registrados. Com tantas opções, ele é uma boa opção para iniciantes e degustadores experientes que podem encontrar informações por meio de uma função de leitura de código de barras. Assim, o Cor.KZ encontra informações gerais sobre cada rótulo, incluindo preço, avaliações e até onde encontrar.
Feito para usuários de iPhone, ele consegue comparar duas garrafas, para não deixar o consumidor na dúvida, e ainda traz funções para administrar a adega, criar uma lista de desejos e um histórico do que já foi provado. Ele também pode ser integrado com Twitter e Facebook, para trocar informações com amigos. O download custa 2,99 dólares.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...