segunda-feira, 22 de março de 2010

World Water Day - Part II

CONFIRA AQUI, mais imagens exclusivas sobre o dia mundial da água.

World Water Day

CONFIRA AQUI, uma seleção de imagens da National Geographic Photos sobre o dia mundial da água.

Os lugares mais poluídos do nosso planeta

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR.

Toda a beleza da India em imagens

Essa imagem acima e outras 49 estão nesse interessante link do SMASHING MAGAZINE.

Conheça o Eco Amazônia

Entrou no ar nesta quarta-feira, 17 de março, o site O Eco Amazônia uma plataforma de informações pioneira sobre a maior floresta tropical do planeta. Criado pela Associação O Eco – que há seis anos publica o conteúdo do site oeco.com.br - O Eco Amazônia é o primeiro veículo de comunicação a integrar a cobertura de questões ambientais nos nove países detentores da floresta amazônica. A idéia tem o apoio da Fundação Avina, que atua em toda a América Latina.

O projeto reúne jornalistas e fotógrafos com larga experiência em toda a região e é publicado simultaneamente em português, inglês e espanhol. O site está formando um time de articulistas, no qual se destacam especialistas sobre a realidade amazônica, além de instituições de pesquisas conhecidas por sua excelência.

Em seu lançamento, O Eco Amazônia destaca a crônica do ornitólogo Mario Cohn Haft, curador da coleção de Aves do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA-Brasil) e uma análise dos desafios da Amazônia na próxima década pelo engenheiro florestal Paulo Barreto, pesquisador sênior do Instituto do Meio Ambiente e do Homem da Amazônia (IMAZON). Outro destaque é a disponibilização integral da obra Amazonia Peruana em 2021 e entrevista em vídeo com o autor Marc Dourojeanni. Já os pesquisadores Mariano Cenamo e Mariana Pavan fazem uma detalhada análise sobre o futuro do REDD para a América do Sul.

Entre suas reportagens de estréia , O Eco Amazonia traz um rico quadro de questões na Colômbia, no Brasil, no Peru, na Guiana e no Equador, além de um exclusivo ensaio de fotos aéreas dos rios da Amazonia brasileira, feito pela aviadora e fotógrafa Margi Moss.

Tendo como sua principal missão estabelecer um diálogo entre o jornalismo e o conhecimento científico, o novo projeto também inova ao criar um banco de dados em formato de mapa interativo. O sistema Data Amazônia vai reunir infográficos, publicações, mapas e imagens de satélite com informações sobre focos de incêndio na floresta, tendências de desmatamento, concentração de poluentes, entre outros dados.

Projeto gráfico e editorial

Coordenado por Paulo André Vieira, o projeto gráfico de O Eco Amazônia valoriza a fotografia e o conteúdo multimídia, como vídeos e infográficos. A escolha do fundo negro busca destacar a interação de textos com as imagens e outros componentes gráficos.

A edição de O Eco Amazônia foi executada pelos jornalistas Gustavo Faleiros e Andreia Fanzeres, com apoio do conselho editorial formado pelo diretor-presidente da Associação O Eco, Marcos Sá Corrêa, e os conselheiros Marc Dourojeanni e Miguel Milano.

O projeto contou ainda com apoio institucional de Federico Bellone da Fundação Avina, que coordena neste momento a Rede de Articulação Regional da Amazônia (REDE ARA), um grupo de 60 instituições não-governamentais em cinco países que trabalha para aumentar o conhecimento sobre a foresta e implementar soluções de desenvolvimento sustentável.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...