quinta-feira, 3 de março de 2011

A nova iluminação do cristo redentor



Que o Cristo Redentor é um dos principais cartões-postais do Brasil todo o mundo já sabe. A novidade é que o monumento também aderiu ao movimento do ambientalmente correto e passará a ser iluminado, a partir desta terça-feira, 1º de março, com a tecnologia LED (sigla em inglês para "diodos emissores de luz"), considerada mais econômica e eficiente do que as lâmpadas convencionais.

A iniciativa é parte das comemorações do aniversário de 80 anos do monumento, que será celebrado em outubro. Ao todo, foram utilizados 300 projetores de LED de última geração. Segundo a Traxon Technologies, empresa do grupo Osram, responsável pelo projeto, o novo sistema de iluminação do Cristo Redentor consome apenas um terço da energia elétrica utilizada pelo antigo sistema.

“O projeto de iluminação do Cristo Redentor é um dos mais modernos do mundo e segue uma vertente sustentável, com tecnologia de ponta”, destacou ao Estadão.com Roger Michaelis, presidente da Osram no Brasil. De acordo com o executivo, a vida útil das lâmpadas LED também é mais extensa e pode chegar a dez anos, levando-se em conta a realização de manutenções.

Além do monumento, a Estrada de Ferro do Corcovado também vai inaugurar uma nova iluminação, em LED, no carro símbolo que fica na entrada da estação, no Cosme Velho.

Maravilha mundial
Situado no Morro do Corcovado desde 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. O monumento tem 38 metros (oito estão no pedestal e 30 na estátua). A pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de abril de 1922, mas as obras só foram iniciadas em 1926.
Entre os profissionais que colaboraram para a realização do monumento, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor dos braços e do rosto da escultura) ( do EcoD )..

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...