sexta-feira, 14 de agosto de 2009

veja a projeção de habitantes da sua cidade

...O IBGE divulga hoje, 14 de agosto de 2009, as estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2009. Esta divulgação anual obedece à lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e ao artigo 102 da lei nº 8443, de 16 de julho de 1992.

As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários, e o parâmetro usado pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

Segundo as estimativas, em 2009 o Brasil tem 191,5 milhões de habitantes espalhados pelas suas 27 unidades da federação e 5.565 municípios. São Paulo se destaca como a unidade da federação mais populosa, com 41,4 milhões de habitantes, seguida por Minas Gerais (20 milhões) e Rio de Janeiro (16 milhões). Nestas três unidades da federação da Região Sudeste concentram-se cerca de 40,4% da população brasileira..., continue lendo

Centenário da morte de Euclides da Cunha

...Em um fogão a lenha improvisado no quintal de sua casa, no povoado de Alto Alegre, município de Canudos, extremo norte da Bahia, Madalena Antonia Santos Oliveira prepara um bode cozido. De repente, ela olha para o céu e indaga: "Parece que a gente está no meio do mundo, não parece? Existe lugar melhor que o nosso?". O quintal de Madalena, no meio do mundo, não tem cercas e é rodeado por morros imponentes: Canabrava, Poço de Cima, Cocorobó, Calumbi, Cambaio, Caipã. O único som que se ouve - além do chocalho de algumas cabras e o vento norte que bate com força no telhado da casa - é a voz e a risada dessa mulher, de 59 anos..., continue lendo

* recentemente, o blog publicou outro post sobre Euclides da Cunha, aqui, relatando o lado jornalístico ambiental do autor de Os Sertões.

Sufoco no turismo europeu

Nos três principais destinos turísticos do continente, a diminuição do movimento nos aeroportos e nos hotéis ameaça milhares de empregos.

Nos primeiros cinco meses do ano, o número de pernoites nos hotéis franceses caiu 15,5%. O número de turistas que visitaram a Espanha nos primeiros seis meses de 2009 foi 11,4% menor do que no mesmo período de 2008. Nos hotéis italianos, a quantidade de diárias caiu 11,5% no mesmo espaço de tempo.

O euro forte em relação à libra e ao dólar é um problema a mais para o turismo na França, na Itália e na Espanha. Os turistas britânicos e norte-americanos são a maioria dos hóspedes de hotéis caros, e a hotelaria de luxo de Paris e Roma vem particularmente sentindo a sua ausência. (opinião&notícia).

Sabendo um pouco mais sobre sustentabilidade

Uma interessante iniciativa do grupo Santander no Brasil, preparou um curso on-line sobre sustentabilidade.

O que sustentabilidade tem a ver com você e como esse conceito tem provocado grandes mudanças nas pessoas e organizações.

O curso, além de conter três vídeos sobre o tema, com opção de legendas em inglês e em espanhol, oferece textos e interatividades. O curso registrou mais de 50 mil acessos aos dois primeiros capítulos até o final de julho. Assista e participe aqui.

Uma notícia sustentável

O governo chileno resolveu estimular a produação de paineis solares por parte da indústria, reduzindo os impostos à medida que sejam implantadas nas residências e estabelecimentos em geral. Sem sombras de dúvidas uma boa forma de incentivo fiscal porque fará com que as empresas que queiram aderir ao programa terão que incentivar novos consumidores. Leia mais aqui ( em espanhol ).

Um jornal sem papel

Diariamente, toneladas de papel repletas de notícias são colocadas em circulação em todo o mundo para informar a sociedade. Do ponto de vista ambiental, os jornais impressos têm forte impacto, pois utilizam a madeira como fonte primária. Além disso, ao fim do dia, muitos periódicos não chegam sequer a ser consumidos.

Mas uma invenção de dois designers da Coreia do Sul, Seon-Keun Park e Byung-Min Woo, pode ser a solução econômica e ecológica dos diários impressos. Ligados ao Samsung Art & Design Institute, eles desenvolveram o IN – Innovation of Newspaper (Inovação do Jornal, em português), que consiste em um aparelho conectado à internet via wi-fi com um despertador embutido e uma tela eletrônica. Veja como funciona o aparelho.

Para atualizar as notícias do jornal eletrônico, basta que o leitor passe a tela pelo dispositivo que as informações do dia serão renovadas automaticamente no jornal que a pessoa preferir. O produto também funciona como um despertador, que dispara no horário desejado ou avisa se existem atualizações nos sites de notícias selecionados.

As vantagens do IN são as diversas opções de jornais que podem ser atualizados no aparelho e a mobilidade que a tela permite. Outros benefícios são o fim da necessidade de exploração de recursos naturais para a produção do papel e o fim do desperdício de jornais não consumidos. Economicamente, a Inovação do Jornal seria positiva para as receitas dos diários, pois baixaria os custos com produção e distribuição.

O invento ainda não tem data para lançamento, nem a certeza de que será desenvolvido comercialmente. (nósdacomunicação)

A beleza de algumas fontes pelo mundo

Desde a lendária Fontana di Trevi, a fonte dos desejos ( já houve quem previsse que as moedinhas depositadas nela, fariam de qualquer cidadão um milionário ) até a milionária fonte de Dubai ( construída ao custo de $ 218 milhões), nest post ( em inglês ), mostramos algumas belas fontes pelo mundo, que tanto atraem turistas nas suas viagens. Aqui

O menor motor

Com a miniaturização e a nanotecnologia, torna-se cada vez mais difícil estabelecer qual dispositivo seria "o menor do mundo" em qualquer categoria. Por exemplo, qual seria o menor motor do mundo?
Em termos de dispositivos eletromecânicos, até agora ninguém se ofereceu para bater o nanomotor construído pela equipe do professor Alex Zettl, que é menor do que um vírus - veja Menor motor do mundo.

Mas agora, a equipe do professor Peter Hanggi, da Universidade de Augsburg, na Alemanha, lançou um conceito que deixa para trás os nanomotores e até os motores moleculares, chegando a um motor atômico, não no sentido de ser alimentado por energia atômica, mas de ser formado por átomos.

Mais especificamente por dois átomos e um feixe de luz de um laser. Os pesquisadores acreditam que este é de fato o conceito do menor motor elétrico possível de se construir, um motor quântico atômico.


Um motor elétrico é definido como um equipamento capaz de transformar energia elétrica em trabalho mecânico e é geralmente feito com bobinas ou com bobinas e ímãs permanentes. Mas, quando se atinge o nível atômico, as coisas começam a ficar mais complicadas.

"Como nesse nível não são as leis da física clássica que se aplicam, mas as leis da mecânica quântica, a conversão de energia elétrica em trabalho mecânico não é uma tarefa trivial, diz Hanggi.

A saída para construir esse motor atômico quântico, segundo os físicos, é capturar dois átomos superfrios em um anel de luz formado por um feixe de laser. Um dos átomos, que é neutro, funciona como motor de partida e o outro, que é um átomo carregado eletricamente, um íon, funciona como o rotor propriamente dito, que vai caracterizar um motor em funcionamento.


Um campo elétrico com uma oscilação específica, aplicado paralelamente ao eixo do anel de luz, faz com que o átomo de partida interaja com o íon por meio de forças eletromagnéticas, empurrando o átomo-rotor numa direção específica. O mais interessante é que os cientistas não sabem explicar o papel exato que o átomo de partida desempenha no experimento. Mas o motor quântico não funciona se ele for retirado.

A oscilação do campo elétrico externo também é um fator determinante no funcionamento do motor. "Como não há atrito nesse mundo, é crucial dar ao motor uma direção quando o íon é empurrado, a fim de que ele possa desempenhar um trabalho em oposição a uma força externa," diz Hanggi.

A teoria está estabelecida. Agora, o desafio fica com os físicos experimentalistas, que terão que vencer os muitos desafios para a construção do primeiro protótipo do motor quântico.


A falta de atrito nas "partes móveis" do motor elétrico quântico resulta em outra característica inusitada de seu funcionamento - ele permanecerá rodando indefinidamente, mesmo depois que a corrente alternada externa for desligada.

"Depois de desligar o campo eletromagnético, o motor simplesmente continua rodando, porque não há atrito de frenagem no seu mundo quântico, que consiste apenas de dois átomos," explica o pesquisador. (inovaçãotecnológica)

Hidroelétrica marinha

...Começou a ser instalado nas costas das Ilhas Orkney, na Escócia, o primeiro protótipo em escala piloto de um novo conceito de geração de eletricidade limpa a partir das ondas do mar.

Existem várias tecnologias sendo desenvolvidas para gerar energia a partir do movimento das ondas e das marés. Mas a gigantesca máquina Oyster (ostra) utiliza em mecanismo hidráulico para transferir a energia mecânica das ondas para uma instalação em terra, onde essa energia mecânica da água é usada para gerar eletricidade..., continue lendo

A idade do universo

...O astrônomo norte-americano Edwin Hubble (1889-1953) descobriu que as até então chamadas nebulosas eram galáxias fora da Via Láctea, que o Universo está se expandindo e que as galáxias se afastam umas das outras a uma velocidade proporcional à distância que as separa, razão que ficou conhecida como constante de Hubble.

Tais descobertas abriram caminho para que os astrofísicos Wendy Freedman, da Instituição Carnegie (Estados Unidos), Robert Kennicutt, da Universidade de Cambridge (Inglaterra), e Jeremy Mould, da Universidade de Melbourne (Austrália), definissem, em 2001, o índice de expansão do Universo, o que tornou possível calcular sua idade..., continue lendo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...