terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Copa do Mundo 2010 no iPhone

Tem um iPhone? Então você não vai precisar correr para casa, para a TV ou para o computador para conferir os jogos da Copa do Mundo da África do Sul, que começa no dia 11 de junho. A rede BBC anunciou hoje que irá transmitir os jogos também pelo celular, por meio de um aplicativo gratuito que chega à iTunes Store, da Apple, em maio.

Utilizando uma conexão wireless ou 3G, você poderá assistir todas as partidas televisionadas pela rede britânica no seu smartphone.

Mas as capacidades do programa não param nisso. Além das partidas ao vivo, o aplicativo trará também vídeos com os melhores momentos de cada uma, além de tabelas, notícias dos times e feeds dos blogs de comentaristas da emissora.

Competindo com a BBC na audiência móvel, o canal esportivo ESPN também lançou um programinha especial para a competição, já disponível na iTunes Store. O ESPN 2010 World Cup (screenshot acima) mostra tabelas e resultados dos duelos, e é compatível tanto com o iPhone quanto com o iPod Touch. (do blogs.estadão).

Twitter alcança 50 milhões de posts por dia

O Twitter anunciou que alcançou a marca de 50 milhões de tweets por dia. Isto significa que a cada segundo, 600 mensagens são postadas na rede social.

Em janeiro último, foram mais de 1,2 bilhão de tweets, cerca de 39 milhões de mensages por dia.

Há três anos, eram cinco mil posts a cada 24 horas. Em 2008, este número subiu para 30 mil mensagens por dia e, um ano depois, chegou a 35 milhões de tweets.

O site registrou 73,5 milhões de usuários únicos em janeiro, um aumento de 8% em relação ao mês anterior, quando foram registrados 65,2 milhões de usuários, de acordo com o comScore. (do info abril).

Pé artificial com KERS recicla energia e facilita caminhada

Um pé artificial capaz de reciclar a energia não aproveitada durante os movimentos de um caminhar normal deverá tornar mais fácil a recuperação dos movimentos das pessoas que sofreram amputação.

"A experiência de um amputado que tenta andar utilizando uma prótese é a mesma que uma pessoa normal experimenta se tentar caminhar normalmente carregando um peso extra de 15 quilogramas," afirma o engenheiro biomédico Arthur Kuo, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Em comparação com as próteses convencionais de pés, o novo pé artificial diminui significativamente a energia despendida em cada passo.

Energia gasta ao caminhar

O caminhar humano natural despende energia conforme cada pé entra em contato com o solo entre os passos. Mas uma prótese convencional não reproduz a força que o tornozelo exerce para empurrar o corpo para a frente. O resultado é um gasto adicional de 23% de energia.

A solução encontrada por Kuo e seu colega Steven Collins foi utilizar a mesma tecnologia de recuperação de energia cinética utilizada nos freios dos veículos híbridos e elétricos.

Um sistema de recuperação captura a energia que seria dissipada e a utiliza para acionar um motor que exerce uma força para a frente, simulando o funcionamento de um tornozelo normal.

Um microcontrolador aciona o dispositivo no momento preciso a cada passo, disponibilizando para o paciente a energia adicional que ele havia perdido no passo anterior no exato momento em que ele necessita dela.

"Nós sabemos que há uma perda de energia quando se usa um pé artificial," diz Kuo. "Nós estamos cortando essa perda quase pela metade."

Pé com KERS

Nos testes de avaliação, baseados em medições da taxa de metabolismo, os pacientes gastaram 14% a mais de energia para caminhar usando o pé robótico - bem menos do que os 23% gastos quando se usa as próteses convencionais, sem o "KERS".

KERS é uma sigla para Kinetic Energy Recovery System - sistema de recuperação de energia cinética - usado nos veículos híbridos e elétricos, e em alguns carros de corrida, para aproveitar a energia despendida na frenagem, gerando energia que é armazenada nas baterias e utilizada posteriormente para ajudar a movimentar o carro.

Pé inteligente

Já existem pés robóticos que oferecem auxílio ao movimento, mas eles utilizam baterias grandes e não possuem a "inteligência" para liberar a energia no momento adequado.

Cientistas do MIT, por exemplo, criaram um pé robótico super avançado, mas que utiliza molas e um motor acionado por uma bateria recarregável para dar mais conforto ao paciente.

O novo pé robótico também possui uma pequena bateria para acumular a energia temporariamente entre os passos. Mas como ela é recarregada constantemente, sua potência é de apenas 1 Watt, não representando um peso adicional que anule os ganhos obtidos com a reciclagem da energia.

O novo pé robótico deverá estar no mercado até o final de 2010. (do inovação e tecnologia).

Coreia terá professores robôs já em 2012

Estudantes coreanos poderão ter aulas com robôs-professores daqui a dois anos, é o que revela o site Etnews.co.kr. O país asiático anunciou um programa de educação no qual planeja ter o R-Learning (aprendizado com robôs) em funcionamento em 400 pré-escolas já em 2012. Uma vez que essa fase do programa esteja implementada, a expansão do R-Learning acontecerá até que todas as 8 mil creches e pré-escolas do país contem com robôs-educadores.

Mas ainda não é do jeito que você imagina. Os robôs não vão assumir totalmente a função de professores responsáveis pela classe. Em vez disso, auxiliarão professores em tarefas mais simples, como recitar histórias para os pequenos (enquanto o professor titular descansa, naturalmente).

O Korea Institute of Sciente & Technology (Instituto da Coreia do Sul de Ciência e Tecnologia) é o responsável pelos robôs. Dirigentes do instituto esperam que o programa dê certo e seja expandido também para as escolas primárias.

Resta-nos torcer para que os robôs adotados nas creches e pré-escolas não sejam tão feios como o da foto que ilustra esse post. (do tecnoblog).

Um rio pra chamar de poluído

Um auto estacionamento em Madrid

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...