segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

As descobertas arqueológicas e científicas mais importantes de 2010

A revista Archeology, pertencente ao Instituto de Arqueologia dos Estados Unidos, publicou uma lista com as 10 principais descobertas de 2010, conforme relacionadas abaixo:

1. A tumba de Hecatômno em Milas, no sudeste da Turquia, pertencente ao século IV a.C.

2. Ferramentas de pedra do Paleolítico, encontradas na ilha de Creta na Grécia, que datam de 130.000 a 700.000 anos atrás.

3. A tumba real de El Diablo em El Zotz, a maior metrópole maia descoberta até o momento, localizada na região florestal de Petén na Guatemala.

4. As antigas pirâmides da província peruana de Jaen, com pelo menos 2.800 anos de antiguidade.

5. A descoberta do barco britânico “Investigator”, que havia se perdido no Ártico em 1853 durante a expedição de resgate do pesquisador Sir. John Fanklin.

6. A decodificação do genoma do homem de Neanderthal pelos cientistas do Instituto Max Plank em Leipzig, que revelou que o DNA do Homo Sapiens é idêntico em 99,5% ao do Homem de Neanderthal.

7. A investigação das tumbas de crianças no Templo de Tophet em Cartago, Tunes, que refuta a ideia de que os cartagineses praticavam infanticídios maciços.

8. O estudo do esqueleto de um hominídeo de 3,6 milhões de anos, descoberto na Etiópia e chamado “Kadanuumuu”, que determinou tratar-se de um bípede e que podia caminhar erguido.

9. A descoberta em Jamestown, estado da Virgínia, dos restos da igreja protestante mais antiga dos Estados Unidos, construída em 1608.

10. O método de datação arqueológica não destrutivo do cientista americano Marvin Rowe, que permite determinar a idade das múmias, obras de arte antigas e outras relíquias, sem provocar danos a estes tesouros do patrimônio cultural mundial ( History channel ).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...