segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Smart - eletric drive

A Smart está anunciando o início da produção do Smart Electric Drive de segunda geração para novembro deste ano na Fábrica de Hambach (França). Graças à bateria de lithum-ion, com apenas 2 euros de eletricidade, o carro poderá percorrer 115 km.

Após diversos testes realizados sobretudo em Londres no ano de 2007, onde 100 carros Smart elétricos de primeira geração foram utilizados diariamente por seus condutores, a marca decide de ir mais adiante com uma segunda geração mais performante.

Na realidade, a bateria lithium-ion, fabricada pela Tesla, não só faz com que o carro seja mais potente, como também mais fiável. Além disso, ele terá uma durabilidade maior e um tempo de recarga bem mais rápido, de apenas 3 horas, em qualquer tomada convencional de 220 volt para uma autonomia de 40 km.

Tendo em vista seu gabarito reduzido, é o carro ideal para os trajetos urbanos. O Smart elétrico passaria de 0 a 60 km/h em 6,5 segundos. A velocidade máxima é de 100 km/h. Convém salientar que o Eletric Drive existe em duas versões cupê e conversível com acabamento « Passion ».

Daqui para dezembro, o carro estará sendo proposto em sistema de leasing (4 anos e 60 000 km) nas grandes cidades européias (Paris, Hamburgo, Roma, Pisa, Madri, Milão), e igualmente nas grandes cidades americanas. O público em geral terá que esperar até 2012 quando o carro for lançado em grande escala. (Yahoo)

Cinema mais antigo do mundo completa 100 anos

Else Rezjenska, uma professora aposentada, sorri ao falar sobre o Kino Pionier (Cine Pioneiro), hoje o mais antigo do mundo. A exibição de filmes era interrompida somente quando o cinema fechava suas portas para reforma, lembra ela orgulhosa.

O Cine Pioneiro, que de início chamava-se Helios, foi fundado em 26 de setembro de 1909 por Albert Pitzke, um homem "das altas rodas". Um anúncio amarelado no jornal Stettiner Abendpost comprova que na época o cinema oferecia "um programa sensacional e excelentes filmes contemporâneos".

Esses primeiros filmes eram exibidos no "teatro-cinematógrafo", localizado na antiga rua Falkenwalder, em frente ao prédio dos correios, no centro da então cidade alemã de Stettin (hoje a polonesa Szcecin). Na época, a Alemanha ainda era governada por um imperador e o ingresso para o "teatro-cinematógrafo" não custava mais que dois tostões.

Em 1999, o cinéfilo Jerzy Miskiewicz comprou o edifício do Cine Pioneiro em péssimo estado de conservação. Somente algumas dezenas de cadeiras de madeira ainda restavam ali dentro. Havia somente um aquecedor a carvão e tudo estava deteriorado. Em três anos de trabalho minucioso, ele transformou o edifício em um lugar aconchegante, salvando o cinema mais antigo do mundo da decadência.

Durante o governo socialista, Miskiewicz foi supervisor dos cinemas de um distrito administrativo na Polônia, que coordenava mais de 100 cinemas. Ele não podia, todavia, ter seu próprio cinema, pois, antes de 1989, na Polônia, os cinemas não eram propriedades privadas, nem exibiam filmes escolhidos livremente.

Miskiewicz pôde, mais de 50 anos depois, realizar seu sonho secreto. Hoje, ele não é apenas proprietário de um cinema, mas do cinema mais antigo do mundo. E aponta orgulhoso para a parede, onde se pode ver emoldurado o diploma do Guiness Book, atestando ao Cine Pioneiro o título de "o cinema mais antigo do mundo".


Em 26 de setembro de 2009, uma grande festa irá celebrar o centenário do cinema. Grandes diretores poloneses, como Andrzej Wajda e Roman Polanski, estão convidados. "Seria ótimo se todos pudessem vir. Os presidentes também teriam que vir. A questão é saber se o cinema vai ter lugar para todos", diz Miskiewicz .

O Cine Pioneiro não poderá, contudo, recuperar, seu antigo nome Helios, pois esse é exatamente o nome de um cinema multiplex localizado bem próximo. Miskiewicz questiona, todavia, se o multiplex da esquina vai durar muito tempo. (deutsche welle)

O azeite e a dieta

...Quando pensamos em dieta, pensamos sempre em algo que nos fará sofrer, que eternamente adiaremos o começo para a próxima segunda-feira. Mas, se você vai a algum médico (ou nutricionista) que lhe diz para utilizar o óleo de oliva e tomar uma taça de vinho todos os dias, com certeza não associará isso a uma dieta saudável.

"Quando uma alimentação benéfica para a saúde pode ser saborosa?" Justamente com a dieta que sempre sonhamos, a Mediterrânea. Nos anos 50, um cientista norte-americano, o professor Ancel Keys, começou a estudar mais de perto a dieta dos povos da região do Mediterrâneo e foi, aos poucos, percebendo que italianos e gregos - e particularmente os habitantes da ilha de Creta - possuíam um índice muito baixo de doenças cardiovasculares e expectativa de vida elevada
..., continue lendo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...