quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Estupro de crianças é epidemia

Dezenas de milhares de crianças foram abusadas sexualmente no Zimbábue em uma crescente epidemia que chocou os ativistas pelos direitos humanos.

Uma única clínica na capital Harare afirmou ter atendido cerca de 30 mil meninos e meninas vítimas de abuso nos últimos quatro anos, uma média de 20 crianças ao dia. Especialistas acreditam que o colapso econômico do país, liderado pelo presidente Robert Mugabe, levou à desagregação familiar que deixou muitas crianças vulneráveis. O pediatra e co-fundador da clínica Family Support Trust, Robert-Grey Choto, disse que nos últimos quatro anos foram mais de 29 mil casos e que, nos últimos dez anos, 70 mil foram registrados só na clínica. Além disso, afirmou que medicamentos ou qualquer outro tipo de apoio é bem-vindo.

Outras organizações dedicadas a ajudar as vitimas estão na defensiva devido ao clima de tensão política no Zimbábue. Betty Makoni, fundadora da Girl Child Network (GCN), já socorreu mais de 25 mil meninas que sofreram abuso sexual. Ela foi obrigada a deixar o país depois que recebeu ameaças. Betty afirma que o número real de vítimas seria provavelmente o dobro do registrado pela clínica Family Support and Trust. A vítima mais nova foi uma criança de apenas 1 dia e a mais velha foi uma senhora de 93 anos. Betty Makoni declarou que crianças menores de 13 anos são obrigadas a casar e muitas foram estupradas e mantidas como reféns em acampamentos de milícias. Segundo ela, muitos ainda acreditam que o homem portador do vírus HIV pode ser curado caso tenha relações sexuais com uma virgem.

A crise econômica, a violência política e a fome no Zimbábue levaram muitas pessoas a saírem o país na última década. Muitos deixam seus filhos aos cuidados de parentes ou amigos e enviam dinheiro. Um grande número de crianças perdeu os pais devido ao HIV/Aids ou outras doenças. O país tem a expectativa de vida mais baixa do mundo. Homens vivem em média 37 anos e mulheres 34 anos. (opinião&notícia)

Elithis Tower, escritório energiticamente positivo

Esse projeto foi construído e desenhado pelo escritório francês Arte Charpentier para ser um prédio comercial ambientalmente correto. Foi inaugurado em Dijon na França e rapidamente foi intitulado como o primeiro edifício de escritórios energeticamente positivo do mundo: isto é, o prédio gera muito mais energia do que realmente gasta e descarrega seis vezes menos gases do efeito estufa do que um edifício comercial padrão. Todos os materiais desse projeto foram escolhidos de acordo com o seu impacto no meio-ambiente. Foi instalado também um grande painel que disponibiliza todos os dados ambientais do prédio, tais como: consumo de energia diário, quantidade de lixo reciclado, consumo de água, etc.

Mas até aí nenhuma grande inovação, certo? Porém, para se manter nas restrições energéticas, todos na Elithis Tower, proprietários, inquilinos, administradores, empregados e visitantes são convidados e orientados a seguir os mesmos conceitos do prédio. Assim, todo mundo fica ciente das suas responsabilidades no consumo racional dentro do edifício. E esse é o grande diferencial da Elithis Tower: criar não somente um espaço sustentável, mas acima de tudo, promover a cultura da consciência ambiental a todos os seus ocupantes.

O seu próximo carregador

A empresa de desenvolvimento de placas fotovoltaicas Konarka, em parceria com a varejista alemã Neuber, desenvolveu uma bolsa estilo carteiro dotada de painéis solares de 1.4W. A Energy Sun-Bags é leve e pode recarregar gadgets e pequenos equipamentos eletrônicos enquanto o usuário se desloca pela cidade.

Celulares, câmeras digitais, mp3 players e diversos outros aparelhos portáteis que necessitam de uma fonte de alimentação de carga de até 5V a 600mA podem ter suas baterias carregadas com a energia solar produzida pela bolsa.
E quem pensou que uma placa solar tornaria a bolsa excessivamente pesada, se enganou. O produto pesa apenas 500 gramas incluindo o painel solar, bateria e os cabos de recarga.
O produto já está a venda e os interessados podem escolher entre as 37 opções de cor ou ainda optar por uma impressão personalizada – ideal para empresas que queiram estampar suas logomarcas no produto.
A compra pode ser feita pela internet e cada bolsa custa €118,90. (eco4planet)

Ranking de mensagens SMS

Um estudo mostrou que as operadoras da Argentina e da Venezuela lideram o ranking latino-americano do uso de mensagens SMS por usuário na plataforma GSM, com 29% cada.

O relatório foi divulgado pela 3G Americas, associação segmentada que representa a família GSM e suas evoluções.

Os serviços de mensagens SMS utilizam transmissão de dados. O aumento do uso de dados elevou a receita média das operadoras por usuário em 8,4%, comparado ao ano anterior.
Na pesquisa, o Brasil ficou com a quarta posição, com 12%. Confira abaixo o ranking completo:

1- Argentina – 29%
1- Venezuela – 29%
2- México – 17%
3- Equador – 16%
4- Brasil – 12%
5- Chile – 10%
5- Perú – 10%
6- Colombia – 7%

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...