quinta-feira, 23 de julho de 2009

Aterrissagem em San Martin

Prosecco agora só na Itália

A região produtora do Prosecco di Conegliano e Valdobbiadene, atualmente classificada como DOC (Denominação de Origem Controlada), a partir de 1° de agosto será elevada ao posto de DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida).
Os espumantes produzidos a partir de agora trarão em seus rótulos as palavras "DOCG e Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore'".

Em declaração, o Consorzio per la Tutela del Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene (Consórcio pelo cuidado do Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene) afirmou que, "a partir de 1° de Agosto de 2009 todos os Proseccos serão protegidos dentro e fora da Europa".
Quem produzir Prosecco fora das regiões de DOC e DOCG terá que usar em seus rótulos o nome Glera (uma antecessora da uva do Prosecco), em vez de Prosecco. "Em 1969, quando viramos DOC, o Prosecco era cultivado apenas nas 15 comunidades localizadas entre as pequenas cidades de Conegliano and Valdobbiadene", comentou Franco Adami, presidente do consórcio. "Nas últimas décadas, porém, o cultivo se espalhou gradualmente. Dada essa situação, nós tivemos que proteger o nome Prosecco", encerrou. (adega)

Controlando o consumo de água

...A empresa americana Levi Strauss calculou que a fabricação de cada jeans do tradicional modelo 501 consome quase 2 000 litros de água. A Coca-Cola estimou que a fabricação de uma lata de 300 mililitros do refrigerante exija até 60 litros de água (quase 200 vezes o volume de uma latinha). A rede de cafeterias Starbucks anunciou que concluirá neste ano o primeiro rastreamento de consumo de água por toda a empresa - das lojas e escritórios até seus fornecedores de café. Todas seguem o conceito criado em 2002 pelo holandês Arjen Hoekstra, professor de gerenciamento de água da Universidade de Twente, na Holanda. Do ponto de vista ambiental, trata-se de um tema tão premente quanto o aquecimento global - tanto para empresas quanto para governos. Segundo o mais recente relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep, na sigla em inglês), em pouco mais de 15 anos dois terços da população mundial deverão enfrentar escassez de água. "Não estamos usando esse recurso de maneira sustentável", afirma Hoekstra. "E rastrear a cadeia é o primeiro passo para tornar esse consumo mais racional."..., leia mais

Cidades históricas de Minas Gerais

As cidades históricas mineiras fazem parte de um charmoso circuito. Cada uma com suas particularidades e encantos. O bom é que você pode fazer o circuito motorizado e conhecendo uma a uma. Veja imagens e detalhes aqui.

Fazendo sua própria cerveja

...Dá para fazer cerveja em casa. Não é fácil, mas dá. A cerveja caseira aos poucos vem ganhando adeptos em todo o Brasil. Apesar de o processo ser longo – quase um dia inteiro de trabalho mais algumas semanas de espera –, vale a pena ter uma cerveja para chamar de sua. Em busca do nosso mestre-cervejeiro interior, nos matriculamos num curso e criamos a cerveja VIP... continue lendo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...