domingo, 26 de setembro de 2010

Um festival de luz na França

A cidade de Chartres, na França, cuja catedral é patrimônio mundial da UNESCO,  é conhecida pela qualidade dos seus vitrais. A relaçao entre luzes  e patrimônio deu origem em setembro de 2003, ao festival de Chartres em Luzes, uma aventura artistica, humana, e sobretudo um formidavel encontro com a cidade e seus habitantes, atraindo cada ano cerca de um milhao de visitantes. 
Na edição de 2010, que vai de 23 de abril até  28 de setembro, você irá descobrir aqui neste blog, uma nova visão da cidade de Chartres na qual o trabalho de composição artística, de grande reflexão plástica,  é fundamentado num trabalho histórico e patrimonial, valorizando a identidade cultural contemporânea e atrativa da cidade.
Na realidade, a oitava edição de Chartres em Luzes, é especial, pois sediou entre os dias 15 e 20 de setembro,  a conferência anual da Luci, Associação Internacional das Cidades  Luzes, que inclui 60 cidades luzes através do mundo.  "Chartres en Lumière"  é um evento gratuito, que possui 26 cenas dispostas pela cidade, organizadas por Xavier de Richemont,  pintor e cenógrafo do evento desde a primeira edição em 2003.
Três estréias para a edição deste ano: os Jardins do Bispo acolhem o Coral do Conservatório de Música e Dança de Chartres para um concerto. Em seguida, este mesmo local se transformará em um zoológico iluminado onde o visitante poderá observar rinocerontes, girafas e elefantes.
A fachada do Museu de Belas Artes se transformará em Oceano Pacifico, em referência as várias obras polinésias trazidas pelo Governador Louis-Joseph Bouge e oferecidas ao Museu de Chartres em 1970. O público vai mergulhar no Oceano Pacífico ao som das canções das Ilhas Marquêsas. A terceira cenografia será realizada no Hotel Montescot que irá homenagear as artes antigas. Com o "Vitrúvio do século XXI", a cidade irá apresentar os trabalhos dos arquitetos gregos e romanos que serão misturados às estruturas metálicas da atualidade.  ( da correspondente do blog em Montpellier ).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...