sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Woodstock, 40 anos depois

No final da década de 60, os movimentos jovens evoluíam no mundo. Na Europa, o maio francês. Um dos maiores movimentos surgidos dentro de universidades que se tem conhecimento. Potencial, talvez seja esta a palavra para identificá-lo. Expandiu-se em grande escala por todos os continentes.

Na América, sempre na América, as coisas aconteceram sob outra ótica; Woodstock! um movimento para lançar ao mundo, através da música, seu protesto à guerra do vietnan e a política intervencionista. Dois grandes marcos para um pequeno período da história contemporânea.


No próximo dia 15, woodstock estará completando 40 anos. Para quem assistiu, viu em vídeo, leu pelos jornais ou já ouviu falar, o blog presta uma singela homenagem, postando 40 imagens do festival, aqui.

Raio X do ensino médio e fundamental

...Há boas e más notícias. O lado bom é que, pela primeira vez o Brasil - depois de vencida a hiperinflação nos anos 1990 e tendo atacado a desigualdade na distribuição de renda nesta década - se beneficia de um programa claro de combate ao enorme passivo educacional que emperra seu desenvolvimento. Enfim, uma política pública que começou há 15 anos, na administração de Fernando Henrique Cardoso, e foi continuada e aperfeiçoada pelo governo Lula, com a criação de um fundo específico para a área (o Fundef, depois substituído pelo Fundeb), de programas de incentivo à frequência escolar (o Bolsa Escola, seguido pelo Bolsa Família) e de mecanismos de avaliação e de responsabilização (como o Saeb, o Enem e o Ideb).

A má notícia é que os resultados ainda não são animadores, principalmente quando comparados com outros países. Apesar de alguns avanços no período, quando foi atingido o objetivo de pôr todas as crianças de 7 a 14 anos na escola, o Brasil ainda está mal em vários aspectos, tanto em termos quantitativos como qualitativos..., leia mais

Arena Cuiabá - copa 2014

...O futuro estádio terá capacidade para 42,5 mil torcedores divididos em quatro arquibancadas. Nos cantos da arena, serão plantadas árvores nativas do Estado. No novo projeto não haverá fosso separando as arquibancadas e o campo, e os torcedores ficarão bem próximos ao gramado. Toda a estrutura das arquibancadas será construída em concreto pré-moldado e as coberturas em estrutura metálica modular.
Para uso após a Copa, será implantado no entorno do estádio um parque público, que terá espaços como um complexo esportivo (piscina semi-olímpica, piscina recreativa, quadras poliesportivas, quadras de tênis e pista de skate), área de recreação infantil, pista de Cooper, estações de exercício, espelho d'água, marquise/praça de alimentação e choperias, restaurante/discoteca, praça de eventos culturais e viveiro de plantas. Durante a Copa do Mundo de 2014, a área externa onde fica a piscina será coberta...
, leia mais

Wine tour

...A grife de vinhos Casa Valduga, considerada uma das principais do Brasil, movimenta Recife com uma wine tour. Uma série de harmonizações nos principais restaurantes da cidade, com jantares onde os pratos são combinados com os premiados rótulos da vinícola gaúcha produzidos há quatro gerações na região de Bento Gonçalves (RS). O restaurante e pizzaria Libório (antigo La Capaninna dos Aflitos que além da mudança de nome, ganhou nova ambientação ) participa do wine tour com um prato criado para homenagear a casa, o Filé Libório (medalhões de filé com fetuccine guarnecido com molho de vinho, champignons e batatas crocantes) para ser harmonizado com o Casa Valduga Arte Elegance, um vinho de colheita tardia que foi medalha de prata no terceiro Concurso Internacional de vinhos do Brasil em 2006 e segundo lugar no Vinalies Internationales 2007, realizado na França...

Confira aqui, um bom projeto de mídia interativa, no que se refere à boa culinária.

Terras das tribos

...Nicolas Hulot vai ao encontro destes seres humanos que em pleno século 21, século da globalização, mantém, para com eles e contra todos, laços vitais com a natureza. Trata-se de uma viagem ao coração de uma humanidade esquecida que mostra a harmonia essencial do homem com a natureza. O Mundo d'Ushuaïa, em cada etapa da viagem na Terra das Tribos, revela laços fortes que a grande familia dos humanos teceu com o meio ambiente. Dos ventos glaciais da Sibéria, chicoteando os rostos dos criadores da Tundra, até as selvas amazônicas, refugio dos "ultimos homens livres", vê-se horizontes de contrastes e encontros decisivos, fortes, emocionantes, que revolucionam nossas certezas... (da correspondente em Montpellier)

Ontem, colocamos no blog um post sobre as tribos da amazônia que ainda vivem isoladas do contato social. O canal TF1, francês, produziu um excelente documentário, mostrando comunidades que ainda vivem dessa forma ao longo do planeta em pleno século XX1. Confira aqui, um dos vídeos. No próprio link, poderá ser visto outros vídeos da série.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...