segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Para onde vamos?

A enxurrada de decisões governamentais esdrúxulas, frases presidenciais aparentemente sem sentido e muita propaganda talvez levem as pessoas de bom senso a se perguntarem: afinal, para onde vamos? Coloco o advérbio "talvez" porque alguns estão de tal modo inebriados com "o maior espetáculo da Terra", de riqueza fácil que beneficia poucos, que tenho dúvidas.

Parece mais confortável fazer de conta que tudo vai bem e esquecer as transgressões cotidianas, o discricionarismo das decisões, o atropelo, se não da lei, dos bons costumes. Tornou-se habitual dizer que o governo Lula deu continuidade ao que de bom foi feito pelo governo anterior e ainda por cima melhorou muita coisa. Então, por que e para que questionar os pequenos desvios de conduta ou pequenos arranhões na lei?

Só que cada pequena transgressão, cada desvio vai se acumulando até desfigurar o original. Como dizia o famoso príncipe tresloucado, nesta loucura há método. Método que provavelmente não advém do nosso príncipe, apenas vítima, quem sabe, de apoteose verbal. Mas tudo o que o cerca possui um DNA que, mesmo sem conspiração alguma, pode levar o País, devagarzinho, quase sem que se perceba, a moldar-se a um estilo de política e a uma forma de relacionamento entre Estado, economia e sociedade que pouco têm que ver com nossos ideais democráticos..., continue lendo.

Turismo rural: rota cheia de aroma

Com a missão de tornar a microrregião da serra da Mantiqueira reconhecida pela qualidade do café, os proprietários da fazenda Sertão criaram a Rota do Café Especial, um passeio inspirado nas visitas às regiões vinícolas do Brasil. 'Desenvolvemos um roteiro semelhante ao do Vale dos Vinhedos, onde as pessoas passeiam pela fazenda, acompanham o desenvolvimento da safra de café e, ao final, degustam o produto numa mesa colonial com queijos, pães e diferentes versões da bebida', conta o cafeicultor Hélcio Carneiro Pinto Junior, idealizador do projeto.


O Brasil se posiciona hoje como o maior produtor mundial de café, mas é o terceiro maior consumidor da bebida. ' Nosso intuito é divulgar o produto para que o brasileiro consuma o café especial', diz Junior. O produtor acredita que através da realização de um trabalho educativo, o comprador leigo passará a escolher melhor o café que ele consome.


'Durante o passeio é possível ver como o trabalho é desenvolvido nas lavouras, acompanhando além do processo de produção, toda a rastreabilidade da bebida, considerada uma das mais complexas do mundo. 'Fizemos parcerias com os hotéis de São Lourenço, MG, que divulgam o roteiro. Trazemos pequenos grupos para conhecer as lavouras. Durante o passeio é possível conhecer algumas variedades cultivadas numa das regiões mais privilegiadas para a produção de café gourmet do país', diz.


Junior conta que a rota nasceu naturalmente, pois a família proprietária da fazenda Sertão, que mantém a tradição centenária de cultivo de café, recebe muitos compradores estrangeiros de café interessados em conhecer as lavouras. 'O ponto alto do passeio é o mirante, com vista privilegiada da região e de onde se pode avistar os mais antigos pés de café da fazenda, plantados no início do século passado' diz Junior, Também é possível conhecer um pé de café bourbon, variedade tida como a melhor da região.

A fazenda Sertão é uma das mais premiadas produtoras de café do Brasil e fica em Carmo de Minas, no coração da Serra da Mantiqueira. Maiores informações podem ser obtidas pelo site da Rota do Café Especial.

Rio Omo - Hans Sylvester

Website divulga poesia em diversos idiomas

No site http://www.lyrikline.org/ não se pode apenas ler poemas impressos, mas também ouvi-los em arquivos de áudio. Nos dez anos de existência do site, foram publicados mais de 5.500 poemas.

O Lyrikline serve tanto para pesquisas específicas quanto para uma mera navegação em momentos de lazer.

No site Lyirkline, os originais e as respectivas traduções aparecem em janelas separadas, uma ao lado da outra, tornando assim mais fácil a comparação entre os dois textos. Além disso, o site oferece uma máquina de busca e informações biográficas sobre os autores. Isso faz com que textos que normalmente só seriam lidos por poucas pessoas sejam divulgados internacionalmente.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...