sábado, 31 de outubro de 2009

Divulgado o mais antigo registro do Universo

O objeto mais antigo do Universo foi observado por um grupo internacional de astrônomos. Trata-se de uma estrela que estava explodindo (e morrendo) na infância do cosmo, meros 630 milhões de anos após o Big Bang. Se os 13,7 bilhões de anos de história do Universo fossem resumidos em um ano, essa explosão teria acontecido por volta do dia 15 de janeiro - a Terra surgiu só quase em agosto, e os humanos modernos, nos últimos 10 minutos do dia 31 de dezembro.

A morte desse corpo celeste primordial foi violenta: sua luz foi emitida na forma de raios gama, a radiação mais energética que existe. Ela viajou esse tempo todo e só chega à Terra agora. A descoberta, dizem seus autores, pode mudar a compreensão do primeiro bilhão de anos do cosmo.

É a última era do Universo que ainda é desconhecida pela ciência, disse Nial Tanvir, astrônomo da Universidade de Leicester (Inglaterra), um dos autores do estudo, publicado nesta quinta na revista Nature. Era das trevas Os cientistas sabem que, na sua infância, o Universo atravessou uma Idade das Trevas, na qual a matéria se aglomerava, mas as primeiras estrelas ainda não haviam surgido. Não se sabe, porém, quando acabou a escuridão e se fez a luz: a detecção de objetos muito antigos é difícil. Até agora, os corpos celestes mais antigos datavam de 800 milhões a 900 milhões de anos após o Big Bang.

O novo objeto, que levou o nome pouco inspirado de GRB 090423 (sigla para Disparo de Raios Gama 090423), recua essa idade e deve permitir o estudo das estrelas pioneiras. Sabemos como era o Universo logo após o Big Bang. Temos também uma boa noção do Universo quando ele tinha 1 bilhão de anos, já vimos várias galáxias de então. A descoberta de agora preenche esse buraco inexplorado, diz Ruben Salvaterra, do Instituto Nacional de Astronomia da Itália, outro autor da descoberta.

Pálido ponto vermelho As observações foram feitas com o satélite Swift, da Nasa. Depois, por telescópios.
Para entender como os cientistas sabem a distância de um objeto, imagine o som de um carro se aproximando rápido. Ele é diferente do som do mesmo carro se afastando. A luz de um objeto que se aproxima também é diferente da luz de um que se afasta -mas é preciso estar muito rápido para que se perceba.

Se a luz de uma estrela apresenta um desvio para o vermelho no espectro luminoso, é sinal de que está se afastando. Se o desvio é para o azul, está se aproximando. O GRB 090423 tem o maior desvio para o vermelho já observado. A ideia dos cientistas, agora, é procurar conhecer quais eram os vizinhos da GRB 090423. Vamos tentar conhecer a pequena galáxia na qual a estrela viveu. Pretendemos olhar profundamente para lá com o Hubble em 2010, diz Tanvir. (Folhapress)

Jogos dos Povos Indígenas – Olimpíada Verde

Contagem regressiva para a realização dos 10º Jogos dos Povos Indígenas. Este ano, o evento esportivo e cultural da tradição indígena acontece de 31 de outubro a 7 de novembro, na cidade de Paragominas, no Pará. O Parque Ambiental, a sede dos jogos, está quase pronto para abrigar cerca de 1.300 indígenas de todo o país, além de aborígenes do Canadá, da Austrália e da Guiana Francesa. A abertura oficial será às 17h30, de sábado (31), na Arena Círculo Indígena.

Impulsionados pelo compromisso de erguer a aldeia indígena onde serão realizados os jogos, 25 indígenas das etnias locais, Tembé e Kaapor, mudaram literalmente de seu habitat natural para morar na cidade. Eles partiram de 11 aldeias distantes até 150 quilômetros de Paragominas, para trabalhar na montagem de 28 ocas que compõem a Vila Olímpica e que irão abrigar os povos.

O trabalho desses indígenas se estende, ainda, a organização do espaço onde está sendo construída a arena dos jogos, a estrutura do local onde serão instaladas arquibancadas com capacidade para um público de seis mil pessoas, assim como camarotes e barracas para a exposição de artesanatos. A energia elétrica já foi instalada e o local para alojar os banheiros químicos está delineado.

A arena dos jogos no Parque Ambiental receberá oito das 10 modalidades. As modalidades tradicionais de arco e flexa, arremesso de lança, cabo de força, canoagem, corrida de 100 metros, corrida de fundo, corrida de tora e natação/travessia serão disputadas no espaço. Já o futebol, mesmo sendo praticado em todas as aldeias brasileiras e de ter origem não-indígena (jogos ocidentais), será disputado em espaços físicos fora do Parque Ambiental. O parque de Exposição de Paragominas receberá as competições masculinas de futebol e o Estádio João Gomes, as femininas.


Haverá também os jogos demonstrativos. Serão apresentados aos visitantes atividades como: lutas corporais, corrida de tora, zarabatana, jikunahiti, ronkrã, katulaywa, akô, gâamparti, kaipy, tihimora, hipipi, iwavary, qagõt, ïnsintró e peikrâ.

Realizados desde 1996, os Jogos dos Povos Indígenas buscam a integração de comunidades por meio da prática de seus esportes tradicionais, celebrando a cultura de diversos povos, valorizando os costumes e estimulando a auto-estima dos índios. O resgate da identidade cultural também é exercitado com a realização de manifestações culturais, como danças, cantos e pinturas corporais.

Sérgio Tembé, da reserva indígena do alto Rio Guamá, em Paragominas, aposta que o que mais vai chamar a atenção do público serão os rituais indígenas, as famosas “pajelanças”. “Cada etnia tem seus ritos próprios, identidades culturais preservadas ao longo dos anos. Fazemos questão de preservar nossas raízes. Até a data da realização dos jogos é especial para nós, pois segue o nosso calendário lunar”, conta.

Olimpíada Verde

Em 10 edições, apenas duas cidades paraenses haviam sido sedes do evento: Marabá e Marapanin. Paragominas será a terceira cidade do estado a sediar os jogos que, este ano, ganhou uma denominação muito especial: Olimpíada Verde. O nome faz jus à história recente de Paragominas, que passou de cidade desmatadora para a que mais refloresta em todo o estado, com mais de 50 milhões de árvores nativas reflorestadas, ação realizada graças ao projeto Município Verde de combate ao desmatamento, desenvolvido há mais de um ano pela prefeitura local.
 
Fogo Simbólico

Os jogos seguirão o ritual indígena, que acontece no dia anterior da abertura oficial. Na sexta-feira (30), precisamente ao por do sol, será feito o fogo sagrado com a participação de duas etnias indígenas. A solenidade é denominada “Cerimônia de Acendimento do Fogo Ancestral Indígena”. Segundo a organização do evento, mais de 50 mil pessoas estão sendo esperadas para os oito dias de jogos. (paragominas)

Primeira mensagem enviada pela internet completa 40 anos

No dia 29 de outubro de 1969, a internet entrou no ar sem fazer muito barulho, mas com um “lo”.

Letra por letra, o professor de ciências da computação da Universidade de Los Angeles (UCLA) Leonard Kleinrock enviou uma mensagem do seu computador para outro que estava no Instituto de Pesquisa de Stanford, nos Estados Unidos.

Kleinrock estava tentando digitar “login”, iniciando um sistema de compartilhamento remoto, mas o sistema quebrou depois de duas letras, e "lo", a internet nascia com a primeira mensagem sendo enviada entre dois computadores ligados em rede.

A criação da internet teve outros marcos que podem ser considerados mais ou menos históricos. Afinal, o núcleo da rede era a troca de pacotes – o processo de quebrar dados em blocos e enviá-los individualmente – e em 1968 Donald Davies, do Laboratório de Física do Reino Unido, fez a primeira apresentação pública da ideia.

Hoje, 40 anos depois, a vida sem a internet parece impossível. Nas raras vezes que os provedores de internet têm problemas, é como se as casa ficassem sem energia elétrica. Mais de 1 bilhão de pessoas estão online, e, no ano passado, o Google anunciou que detectou mais de 1 trilhão de páginas na rede.

Como a internet evoluiu do histórico “lo” para uma sociedade que vive e respira na habilidade de transmitir dados? Ao longo dos anos, mais terminais se conectaram à rede, hospedada pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) dos Estados Unidos, conhecida como ARPANet.

Em meados dos anos 1970, os engenheiros da DARPA Vint Cerf, Yogen Delal e Carl Sunshine desenvolveram um Protocolo de Controle e Transmissão e Protocolo de Internet, conhecido como TCP/IP, um meio de redes se ligarem, criando assim a internet.

É possível considerar o desenvolvimento do TCP/IP, assim como sua adoção uniforme pela ARPAnet em 1º de janeiro de 1983, como datas de nascimento da grande rede.

Ao longo dos anos, o número de terminais conectados aumentou, e novas redes fora da ARPAnet surgiram. Tudo isso preparou o terreno para a World Wide Web, proposta por Tim Berners Lee em 1989 como uma coleção de documentos de internet que poderiam ser visualizados em um navegador. Cinco anos depois, saiu o primeiro web browser, o Mosaic Netscape 0.9.

Manual do windows 7

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...