sábado, 1 de maio de 2010

Nouvelle Vague - Heaven

Image of the day

Bora Bora beach

Imagens do desastre ambiental no Golfo do México

VEJA AQUI,  outras imagens de mais um grande desastre ambiental. 

Imagens de uma tempestade de areia no Sahara

O primeiro extravirgem brasileiro

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) criou o primeiro azeite extravirgem feito a partir de azeitonas cultivadas no Brasil. O azeite e as azeitonas brasileiras serão apresentados pela Epamig na VII Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida que acontece até 2 de maio, em Brasilia.

Para chegar às primeiras azeitonas cultivadas em solo brasileiro, foram necessários mais de 30 anos de pesquisa, testando diversas variedades de espécies de oliveiras. Hoje, a Epamig mantém experimentos com sete variedades, em diversas regiões de Minas Gerais, inclusive em condições muito diferentes das encontradas na região de origem da planta, o Mediterrâneo.

Neste ano a previsão é de uma colheita de 50 toneladas de azeitonas, que renderão 20 mil litros de azeite. Até hoje, Brasil não produzia azeitonas em conserva nem azeite, e o consumo é garantido pela exportação de produtos vindos da Europa.

Atualmente, a Epamig vem produzindo, no sul de Minas Gerais, até 30 mil mudas ao ano para atender à demanda de produtores, sobretudo da agricultura familiar, onde essa nova cultura já representa uma alternativa de renda. De acordo com Cláudio Ferreira, da área de Transferência e Difusão de Tecnologia da Epamig, uma vantagem da oliveira cultivada no Brasil é que ela já dá frutos com quatro ou cinco anos, sendo mais precoce do que outras espécies. “Aos seis anos atinge a média de produção, que é de 25 quilos de azeitonas por pé”, completa. ( do globorural ).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...