
CITAÇÃO : "Imaginar é mais importante do que saber. O conhecimento é limitado. A imaginação abarca o universo." Albert Einstein
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Do César para o mundo

Comprando seu livro em um sebo online

Samba nas praias parisienses
O verão este ano na europa tá fogo! 40 graus centígrados em muitas cidades. Aquecimento global!!! vocalizam bem alto, alguns. Sim, estão certos, mas não precisa exagerar. A natureza é sábia e muito antes do que se possa imaginar, a questão ambiental será agenda de qualquer reunião intergovernamental. Vai demorar um pouquinho para se entender o que seja sustentabilidade, mas se chega lá.
Voltando para o calor europeu, os franceses, ou melhor, os parisienses, talvez estejam contemporâneos da situação mais do que outros. A praia parisiense, muito criticada por tantos é, antes de mais nada, uma estratégia, para manter acessa a luz da cidade iluminada. Em 2009, a tocha parece estar sendo o samba brasileiro (vejam o vídeo acima, bem no jeitinho brasileiro), isso porque o nosso biocombustível do momento ainda nem chegou por lá.
Mas se quiserem sentir o glamour francês, vejam como é verão de 40 graus centrígados para eles, aqui
Tibet, o teto do mundo

Localizado na China continental, no Planalto tibetano, onde se encontra a maior parte da cadeia de montanha do Himalaia, cuja altitude média é de 4200 m, o Tibet ocupa uma area de 2 500 000 km2.
A história do Tibet teve início há cerca de 2.100 anos. E a partir do século VII a região tornou-se o centro do lamaismo, “religião” baseada no budismo. Cobiça da China, o Tibet é incluído no território soberano chinês à partir do século XVII.
A partir daí seguem-se dois séculos de luta do Tibet pela independência, conquistada - temporariamente - em 1912. Em 1950, o regime comunista da China ordena a invasão da região, que é anexada como província. A oposição tibetana é derrotada numa revolta armada em 1959. Como consequência, o 14° Dalai Lama, Tenzin Gyatso, líder espiritual e político tibetano, retira-se para o norte da Índia, onde instala em Dharamsala um governo de exílio. Os tibetanos exilados, sobretudo na Índia e no Nepal, vêm denunciando o risco de desaparecimento da cultura tibetana, intimamente ligada ao budismo.
Curiosidades tibetanas
Os tibetanos entendem que o bem, o mal, e a felicidade na vida de uma pessoa, dependem dos movimentos do Moinho. Cada um está girando sua roda, a cada momento, onde quer que esteja. O giro regular do moinho proporciona alegria na vida; ao contrário, se a roda deixar de girar harmoniosamente, isto é mau sinal.
Na cultura tibetana, as mulheres casadas se diferenciam das solteiras através do uso de um accessorio obrigatorio, o avental ("bangdian").
Quanto a gastronomia, os produtos derivados do YAK, o leite fermentado, a manteiga, e o queijo constituem os alimentos de base. Além disso, o YAK fornece a lã e o couro para a confecção de roupas, cordas, e seus excrementos, uma vez secos, são utilizados como combustível. Situados no teto do mundo, os tibetanos recorrem a energia solar no preparo da alimentação. Da correspondente em Montpellier
Aproveitando os ventos nordestinos

Foram instalados 19 cataventos, fabricados pela Wind Power Energia. A instalação do parque gerou cerca de 3 000 empregos diretos e indiretos. (info)
Temperatura das águas dos oceanos bate recorde

Ainda segundo os cientistas, água mais quente poderá acelerar o derretimento de geleiras e, possivelmente, fortalecer furacões. Um dos efeitos desse aquecimento que já pode ser percebido e a destruição de recifes de corais. No Golfo do México, onde a temperatura média das águas atingiu os 32 graus Celsius, houve um aumento considerável na quantidade de furacões.
O aquecimento é mais forte no Ártico, onde a temperatura das águas já aumentou 10 graus. Para os cientistas, esse fenômeno é mais um indicador das mudanças causadas na Terra pelo aquecimento global. Os pesquisadores do NCDC explicam que é mais difícil haver aumento de temperatura nos mares do que nos continentes e que o resfriamento das águas é ainda mais difícil.
"Esse aquecimento das águas que nós estamos vendo não vai desaparecer no próximo ano. Ele vai persistir por um longo tempo", explica Andrew Weaver, da Universidade de Victoria. Segundo ele, é preciso cinco vezes mais energia para se aquecer os oceanos do que os continentes. (veja)
Derretimento de geleiras altera mapa-múndi

O governo suíço aprovou nesta quarta-feira, 19, a expansão de sua fronteira em até 150 metros em determinados pontos, avançando sobre o que até então era considerado território italiano. As mudanças foram feitas depois que o Instituto Federal Suíço de Topografia constatou que a bacia hidrográfica utilizada para determinar a fronteira em 1942 sofreu mudanças por causa do derretimento de geleiras e campos de neve.
O topógrafo Daniel Gutknecht disse que a Suíça se tornou “um pouco” maior, mas acrescentou que ninguém irá “corrigir o atlas”. A embaixada italiana em Berna disse que a mudança foi aprovada por Roma. (opinião¬ícia)
Abra a revista, veja um vídeo

A novidade é uma arma de marketing pioneira lançada pela rede de TV americana CBS e pela fabricante de refrigerantes Pepsi - um microprocessador contendo cerca de 40 minutos de áudio e vídeo que será incluído nas páginas da revista impressa Entertainment Weekly a partir do mês que vem.
O microprocessador de 2,7 milímetros de espessura, com uma tela LCD de resolução de 320 x 240, começará a rodar assim que o leitor virar a página do anúncio.
Com um toque, será possível assistir a trechos de seriados novos e consagrados da CBS - como a comédia Two and a Half Men e o policial NCIS: Los Angeles - e um anúncio da Pepsi para promover seu novo refrigerante diet "para homens".
A tecnologia, desenvolvida pela empresa Americhip, de Los Angeles, é a mais nova aposta dos marqueteiros para fisgar um público cada vez habituado ao uso das novas tecnologias. (bbc)