terça-feira, 20 de outubro de 2009

Uma exposição franco-brasileira em Recife

Dulce Araújo nasceu no Recife, onde cursou Belas Artes, mas vive em Paris, tendo começado sua trajetória artística como pintora. Em seguida, tornou-se fotógrafa se projetando num universo de paisagens em preto e branco. Por volta de 1990, procurando sair da fotografia tradicional, Dulce, se entusiasmou com a idéia de trabalhar com o computador como suporte de criação, tornando-se assim infógrafa. Desde então, ela integrou no seu trabalho de imagem « fixa » (em duas dimensões) todo o aspecto digital, ou seja vídeo, fotografia, scanner, utilizando apenas sua própria criação.

A infografia é o elo entre estas duas técnicas e a volta à uma visão pessoal, abstrata ou figurativa de um mundo interior. Os jogos de formas, a mistura de cores utilizadas para efeitos dramáticos criam uma matéria forte e inquietante, como se a frieza informática fosse o melhor reflexo ou a expressão mais adaptada a uma fantasmagoria moderna, ao mesmo tempo dura e nostálgica. Para Dulce, « o prazer de manipular a informática, cria um desejo sensual para expressar paixões, longes de serem neutras. O computador nao é um objeto que distancia as emoções, muito pelo contrário, ele dá um novo impluso de adrenalina às emoções ». Como fotógrafa e infógrafa, Dulce já expôs em Paris, Macau, Lisboa, Pequim, Osaka… e no Recife onde ela está de volta amanhã, quarta-feira, para o vernissage da sua nova exposição « Promenade Urbaine » na galeria de arte Dumaresq até o dia 14 de novembro.

Há quatro anos, Dulce vem fazendo um trabalho sobre o aspecto urbano, não como fotojornalismo, mas com uma visão mais gráfica da cidade, pictórica, onde o elemento banal transforma-se em arte. Na exposição « Promenade Urbaine » da galeria Dumaresq, as « graphiephotos » como ela chama, são quase todas parisienses. As paisagens urbanas de Dulce misturam impressões de luzes e de barroco onde a cidade é vista em espelhos com reflexos de luzes e os seus jogos de sombra. E’ como uma cidade mineral, fragmentada em estilhaços de cores, sublinhada pelos materiais, pedra, cimento, madeira, que fixados na tela lembram tecidos preciosos e bordados. Seus personagens urbanos são captados na sua imobilidade estatuária, em silhuetas fantasmagóricas. Através das formas caleidoscópicas de uma geometria complexa, a sua arquitetura descontraida é sensualizada pela luz, sublimada pela cor, pelo movimento da colmeia urbana, instantes fixos para a eternidade pelo olhar digital, e amassados pelo olhar da artista. O olhar da artista é cinematográfico, evocando a poesia surrealista em zooms fantasmagóricos de temas urbanos « dissociados ». com informações da correspondente do Blog em Montpellier

Paris abre maior exposição sobre Miles Davis

A Cidade da Música do Parque de la Villette, em Paris, apresenta a partir desta sexta-feira uma exposição sobre o trompetista americano Miles Davis que reúne instrumentos musicais, partituras originais, fotos, áudios, filmes inéditos, vídeos de shows, documentos e até roupas de um dos maiores nomes do jazz mundial.

We Want Miles (“Queremos Miles”, em tradução literal), uma referência ao disco ao vivo de mesmo nome lançado em 1981, é a maior exposição já realizada sobre a vida e a carreira do músico, segundo a Cidade da Música de Paris.

"Nós não temos o hábito de celebrar os músicos, e os Estados Unidos não têm uma cultura em relação ao jazz que os leva a celebrar essa música com o justo valor que ela merece", diz Vicent Bessières, curador da exposição sobre Miles Davis.

A mostra coincide com o aniversário de 60 anos da primeira apresentação de Miles na França, na sala de concertos Pleyel.
We Want Miles fica em cartaz até o dia 17 de janeiro do ano que vem.

Mil carros inteligentes começarão a ser testados na Europa

Um grupo de 28 organizações europeias vai começar a testar e avaliar cientificamente o impacto de oito sistemas avançados de assistência à segurança, eficiência e conforto dos motoristas.

Todos os sistemas avaliados já estão em um nível de desenvolvimento que permite sua incorporação imediata em veículos de linha.
Serão testados, entre outros, sistemas de controle lateral e longitudinal, sistemas que emitem alertas para o motorista sobre o risco de colisões laterais e frontais.
Sistemas de bordo avançados, como o CSW (Curve Speed Warning: alerta de velocidade nas curvas), "consultores" de eficiência de combustível e a interação homem-máquina dos sistemas de navegação também serão testados.

Benefícios na prática

Começando no início de 2010, nada menos do que 1.000 veículos de várias marcas europeias, equipados com os diversos sistemas inteligentes, serão testados em um período de um ano.
Esses veículos inteligentes permitirão a coleta de dados que deverão fornecer respostas sobre os impactos que esses sistemas têm de fato sobre a segurança, a eficiência e o conforto do motorista.

Será que vale a pena?

"Este será o primeiro teste operacional em grande escala desse tipo já feito, e o primeiro a incluir várias marcas de automóveis," afirmou Aria Etemad, coordenadora do Projeto EuroFOT (European Field Operational Test: teste operacional de campo europeu), durante o anúncio da campanha de testes.
O objetivo do projeto EuroFOT é fornecer indicações baseadas em dados científicos sobre os benefícios reais desses sistemas inteligentes que estão aos poucos sendo inseridos nos carros por vários fabricantes.
Os resultados dos testes de campo deverão contribuir para embasar melhor as decisões tanto dos fabricantes quanto dos compradores de automóveis, que poderão avaliar se vale a pena pagar mais por esses assistentes.

Novas tecnologias automotivas

Veja a lista de todas as tecnologias que serão avaliadas durante o EuroFOT:

ACC - Adaptive Cruise Control
O Controle Adaptativo de Cruzeiro utiliza sensores para monitorar continuamente a distância de outros veículos, ajustando a velocidade para garantir que o veículo não se aproxime demasiadamente do veículo à frente. O condutor aciona o controle de cruzeiro definindo a velocidade máxima desejada e selecionando a distância a ser mantida em relação aos veículos à frente.

FCW - Forward Collision Warning
O Alerta de Colisão ajudará a evitar as colisões traseiras ou minimizar os efeitos destes tipos de colisões. Um radar monitora continuamente a área à frente do veículo. Se o carro se aproximar demasiadamente de outro veículo, o motorista é alertado através de sinais sonoros e visuais. Se o risco de uma colisão aumentar apesar dos avisos, os freios são acionados levemente para aumentar a eficiência da frenagem pelo motorista. Quando uma colisão é iminente e o motorista não mostrar reação, o carro automaticamente usa os freios para reduzir o impacto do acidente.

SRS - Speed Regulation System
O Sistema de Controle de Velocidade tem como objetivo manter o automóvel em uma velocidade constante, selecionada pelo motorista.

BLIS - Blind Spot Information System
O Sistema de Monitoramento do Ponto Cego usa pequenas câmeras em cada espelho lateral para detectar quando um carro ou moto entrou no ponto cego do motorista. Uma luz de aviso indica que um outro veículo se encontra nessa posição. O sistema é capaz de reconhecer e ignorar a própria sombra do carro e também funciona à noite.

LDW - Lane Departure Warning
O Alerta de Mudança de Faixa ajuda o motorista a manter sua posição numa determinada faixa da estrada ou rua, emitindo alertas se o veículo cruzar as faixas da pista de forma não-intencional. O acionamento da seta desativa automaticamente o aviso, que só é emitido acima de uma determinada velocidade.

CSW - Curve Speed Warning
O Alerta de Velocidade nas Curvas foi desenvolvido para ajudar os motoristas a identificar situações potencialmente perigosas quando se entra em uma curva na estrada com velocidade excessiva, alertando o motorista com uma antecedência suficiente para permitir-lhe reagir adequadamente. A velocidade recomendada é calculada a partir de mapas da estrada em conjunto com fatores como as condições do tempo e o atrito das rodas contra o asfalto.

Safe HMI - Human-Machine Interaction
É um conjunto de tecnologias que visa facilitar o acesso das informações do veículo, podendo incluir displays transparentes instalados no para-brisas, semelhantes aos usados em aviões, até câmeras montadas em óculos, além da revisão dos métodos de apresentação das informações em telas e outros mostradores e comunicações por voz.

FEA - Fuel Efficiency Advisor
O Consultor de Eficiência de Combustível monitora a forma de dirigir do motorista, informando os melhores momentos para a troca de marcas e níveis de aceleração, além de alertar para as revisões, trocas de óleo etc.  (inovação tecnológica)

Um alerta ao aquecimento global

O governo das Maldivas realizou, neste sábado, uma reunião ministeral no fundo do mar para alertar contra os perigos do aquecimento global.
O país localizado no Oceano Índico fica a poucos mais de dois metros acima do nível do mar e teme ser engolido pelas águas se o nível dos oceanos continuar subindo por causa do aquecimento global.

Durante o encontro subaquático, que teve participação do presidente Mohamed Nasheed, os doze ministros assinaram um documento pedindo cortes nas emissões globais de carbono.

Eles passaram meia hora a cinco metros de profundidade, cada um acompanhado de um mergulhador profissional. Para se comunicar, usaram quadros brancos e sinais.
O documento será levado para a Conferência de Mudanças Climáticas da ONU em dezembro, em Copenhague.

Depois da reunião, o presidente Nasheed disse que se a reunião de Copenhague não conseguir chegar a um acordo para substituir o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012, o povo das Maldivas "vai morrer".
"Estamos agora tentando enviar nossa mensagem para que o mundo saiba o que está acontecendo e o que vai acontecer com as Maldivas se as mudanças climáticas não forem interrompidas", disse o presidente.

Impressões digitais em 3D

Um novo sistema de reconhecimento de impressões digitais está sendo desenvolvido pelo cientista Yongchang Wang na University of Kentucky. A principal inovação do sistema é que a estrutura das digitais é analisada em três dimensões ao invés de duas como é feito nos sistemas atualmente, além de não ser necessário do contato do polegar com alguma superfície. O novo sistema funciona projetando padrões de luz sobre o dedo do usuário para analisar as suas digitais através da captura de uma câmera de 1.4 Megapixels.

Segundo Wang os sistemas tradicionais que existem atualmente necessitam que a pessoa pressione uma superfície rígida, o que acarreta na distorção da imagem da digital devido à elasticidade da pele humana.
Além de ser menos intrusivo o novo sistema tem maior precisão, segundo os pesquisadores por não distorcer as imagens e pela qualidade da captura das imagens. De acordo com Daniel Lau, em uma escala de 1 a 5 onde 1 é a maior qualidade de imagem possível e 5 uma imagem inutilizável, o novo sistema apresentou uma pontuação de 1.1519 enquanto os tradicionais 1.7125. Essa melhoria de qualidade faz com que os sistemas tendam a errar menos, facilitando o trabalho de policiais e aeroportos na hora de identificar pessoas por exemplo.

No site da FlashScan3D, empresa que está comercializando os novos sistemas, podem ser encontradas mais informações sobre o assunto em geral.

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