sábado, 19 de dezembro de 2009

Simulação da misteriosa luz no céu da Noruega


O engenheiro britânico Doug Ellison postou no YouTube uma simulação em 3-D que explicaria como o lançamento poderia ter causado as luzes inusitadas. Ellison possui um fórum online chamado Unmanned Spaceflight.

O mistério das luzes na Noruega começou na noite da última terça-feira, quando uma espiral luminosa surgiu no norte do país. O fenômeno começou quando uma luz azul surgiu de trás de uma montanha, parou no meio do ar e começou a girar. Em segundos, uma espiral gigante teria se formado e coberto o céu, sendo vista de Trøndelag a Finnmark.

Após inicialmente negar qualquer envolvimento, o governo russo finalmente admitiu, dois dias depois, que estava realizando teste com mísseis intercontinentais no Mar Branco. Segundo reportagem do Daily Mail, esta seria a nona falha em 13 testes do Bulava, uma arma que, em tese, tem um alcance de mais de oito mil quilômetros. (info)



Brasileiros compram 8500 carros por dia

As vendas de veículos ultrapassaram quinta-feira (17) a marca de 3 milhões de unidades no ano. Significa que os brasileiros compraram mais de 8,5 mil carros por dia, incluindo sábados e domingos, um recorde desde a instalação das primeiras montadoras no País, na década de 50. O setor espera encerrar o ano com cerca de 3,1 milhões de veículos licenciados, um aumento de 10,3% em relação a 2008. Com esse volume, o Brasil se consolida como quinto maior mercado mundial de veículos.

Até quarta-feira, foram licenciados 2,996 milhões de veículos, dos quais 2,872 milhões são automóveis e comerciais leves e 124 mil caminhões e ônibus. Acrescentando os registros de ontem - que ainda não foram computados pelo Denatran -, o saldo supera a casa dos 3 milhões. Em todo o ano passado foram comercializados 2,848 milhões de veículos. Neste mês foram vendidos 148 mil unidades até o dia 16, sendo 139,8 mil automóveis e comercias leves, volume 3% acima do registrado em igual período de novembro, que fechou o mês com vendas totais de 251,7 mil unidades. As montadoras se preparam para vender 3,4 milhões de unidades. Para dar conta da demanda, estão anunciando contratações. As informações são do jornal (O Estado de S. Paulo).

Catástrofes naturais afetaram 55 milhões de pessoas em 2009

Os chamados “fenômenos meteorológicos extremos” foram responsáveis por mais de 75% das mortes resultantes de desastres naturais nos primeiros 11 meses deste ano. A afirmação foi feita pela representante especial do secretário-geral para Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlstrom, durante divulgação dos resultados preliminares de um estudo epidemiológico sobre o assunto, em Copenhague (Dinamarca).

Segundo Wahlstrom, dos 245 eventos registrados em 2009, 224 estavam relacionados com o clima e afetaram 55 milhões de pessoas, provocando 7 mil mortes. Os prejuízos econômicos chegaram a US$ 15 bilhões, mais de R$ 25 bilhões.

A representante especial afirmou que as estatísticas mostram valores mais baixos em comparação com anos anteriores, mas os eventos provocados por fenômemos meteorológicos como tempestades e inundações continuam no topo da lista. Onze milhões de pessoas foram afetadas por enchentes em 2009, no comparativo com as 45 milhões de 2008.

Secas

O estudo também revela que a seca é uma grande ameaça por ser uma catástrofe de início lento e consequências em longo prazo. Só na África elas contabilizaram menos de 20% dos desastres naturais, mas representaram 80% das pessoas afetadas no continente nos últimos 40 anos. Quase 4 milhões de quenianos precisaram de assistência e comida só em 2009 devido à falta de chuva.

Já a Ásia é especialmente vulnerável a tempestades e inundações, com 48 milhões de pessoas afetadas de janeiro a novembro. (eco4planet)

Com 26.031.250.000 pixels, esta é a maior foto do mundo


Foram 172 minutos na cobertura para fotografar 1665 imagens de 21,4 megapixels, mais 94 horas para converter 102 GB de dados. O resultado não é apenas uma maravilhosa visão de Dresden, na Alemanha, mas a maior foto do mundo, com 26 gigapixels.

Você pode clicar na imagem acima para ver uma versão um pouquinho maior, ou  navegar pela fotografia em seu tamanho original. (gizmodo)

Maior edifício comercial solar do mundo é inaugurado na China


Este é o maior edifício comercial do mundo a usar energia solar, construído recentemente na China. Cobrindo cerca de colossais 23.000 metros quadrados, o edifício tem centros de exposição, centros de pesquisa, salas de reunião e de treinamento e um hotel, tudo alimentado pelo Sol.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...