quarta-feira, 9 de março de 2011

Uma torre de TV com 600 metros de altura

Torre deverá se transformar em ponto turístico de Tóquio
A Tokyo Sky Tree alcançou 601 m de altura, tornando-se a maior torre de transmissão de TV do mundo. A torre deverá ter 634 m de altura ao final de sua construção, previsto para dezembro deste ano. Com 600 m de altura, a Canton Tower, em Guangzhou, foi ultrapassada.

Com projeto do arquiteto Tadao Ando, a torre será construída com uma estrutura central de concreto armado baseada na arquitetura japonesa de edifícios como o Taipei 101, que conta com um pilar central e pisos independentes, que ajudam na minimização dos impactos dos terremotos. As fachadas são feitas de molduras de aço conectadas ao "esqueleto" central.

Para a construção do pilar central, a Obayashi Corporation, empresa responsável pela construção, utilizou um sistema de formas trepantes, para agilizar o processo. Já nas fundações, a empresa utilizou um sistema de estacas escavadas, que contam com estrias, funcionando como cravos para ajudar na sustentação da torre.
A base do edifício tem uma forma triangular que vai se tornando circular de acordo com a sua altura. Na altura de 350 m, há o primeiro observatório, com três pavimentos. Depois, 100 m acima, há um observatório de dois pavimentos com um corredor circular. Segundo a Tobu Tower Sky Tree Co., empresa responsável pela administração da torre, o segundo observatório é o mais alto do mundo.

Segundo Hirotake Takanashi, porta-voz da empresa, a construção dos 30 m restantes é uma fase crítica que envolve a instalação de uma antena digital. Além da torre, haverá, no mesmo terreno, edifícios comerciais, uma praça e duas estações de trem.

O projeto de iluminação utiliza conceitos da cultura japonesa em sua composição. Com projeto de Hirohito Totsune, um lado é iluminado com apenas uma cor; no outro, a torre foi dividida em segmentos, cada um com uma cor.

As obras foram iniciadas em julho de 2008, com investimento de 60 bilhões de ienes, equivalente a aproximadamente US$ 734 milhões. A abertura de todo o complexo está prevista para o primeiro quarto de 2012 ( PiniWeb ).
Torre começa com uma forma triangular e vai se tornando circular conforme a elevação
Torre conta com dois projetos de iluminação diferentes

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...