domingo, 25 de outubro de 2009

Por uma educação melhor

Criar um sistema capaz de atrair os melhores alunos para a carreira de professor é imperativo para um ensino de alto nível. Daí a relevância da aprovação, na semana passada, de um projeto concebido pelo economista Paulo Renato Souza, 64 anos, secretário estadual da Educação em São Paulo. Trata-se de um plano de carreira para os professores inteiramente baseado na meritocracia, conceito ainda raro nas escolas brasileiras e repudiado pelos sindicatos, seus principais adversários. "Os sindicalistas são um freio de mão para o bom ensino", resume o ex-ministro da Educação no governo Fernando Henrique, que reconhece avanços na implantação dos rankings no Brasil e da cobrança de resultados com base neles, mas adverte: "É preciso discutir a educação com mais objetividade e menos ideologia"... Continue lendo

Imagem do dia


A estatua da liberdade ... em escala humana!!! Uma foto que realmente existe! Foi tirada com 18.000 homens antes de partirem para a guerra em 1918.

Passeios de bicicleta na terra dos castelos

É em Münsterland (cidade de Münster e região) onde estão as mais bonitas e estruturadas ciclovias e rotas para passeios de bicicleta da Alemanha. Famílias com crianças, esportistas ou jovens casais contam com variadas opções de rotas em 4,5 mil quilômetros de vias criadas especialmente para ciclistas em campos, bosques e florestas.

A prática do ciclismo nestas áreas verdes não traz somente benefícios à saúde e ao bem-estar. Ao percorrer as belas paisagens campestres, o ciclista usufrui de opções de cultura e lazer na região e cidade de Münster.
Para quem não conhece a região, sinalização é o que não falta. São cerca de 17 mil placas indicativas com orientação para os famosos burgos cercados de água, castelos e parques.

Rota dos 100 Castelos

Existem 200 difrentes roteiros com percursos entre 10 e 30 quilômetros, que podem ser combinados entre si para passeios durante o dia inteiro e finais de semana, ao longo das 70 pequenas cidades de Münsterland. Para famílias e crianças, em especial, existem diversas ciclovias planas e asfaltadas.

Para os apreciadores de cultura, há 1,4 mil quilômetros de rotas que interligam os 100 castelos da região, muitos dos quais cercados de água.

Entre os castelos mais famosos, destacam-se Nordkirchen, Raesfeld, Lembeck, Westerwinkel e os burgos Vischering e Bentheim. Rotas imperdíveis são a dos Cavaleiros da Paz (Friedensreiter), a dos Romanos (Römerroute) e a dos centros históricos (historische Stadtkerne), com 300 quilômetros de extensão.

Münster é rica em cultura e lazer

Além de ter uma grande área verde, a cidade de Münster possui vida cultural ativa, com o centro histórico, museus, teatros e cinemas. Arquitetura moderna, esculturas contemporâneas, o Museu de Arte e História da cultura, o Museu de Gravuras Pablo Picasso e o Museu do Verniz são algumas das opções.
É no centro histórico que estão localizadas a área de compras (Prinzipalmarkt) e a prefeitura (Rathaus), onde ocorreu a assinatura do tratado de paz conhecido como Paz da Vestfália, que pôs fim à Guerra dos Trinta Anos, em 1648.
A igreja principal da cidade, a St. Lamberti, é considerada a igreja gótica mais bonita da região da Vestfália. Todos os dias, um vigia sobe até a sacada da torre para anunciar a hora exata, entre as 21 e as 24 horas.

Já a catedral (St. Paulus Dom), localizada bem no centro da cidade, é a maior igreja da Vestfália. Na praça em frente a ela, o público confere a feira do município, sempre às quartas e sábados.

Natureza e jovens

No lago mais conhecido da cidade, rodeado por um parque de 40 hectares, o Aasee - localizado no coração da cidade – os visitantes podem fazer passeios de barco, pedalinho e canoa, durante a primavera e o verão. O parque costuma estar lotado de adeptos de caminhada, corrida, ciclismo ou simplesmente interessados por um passeio ao ar livre, num local cercado por árvores e plantas.
Conhecida como a cidade dos jovens e das bicicletas, Münster – com 280 mil habitantes – possui cerca de 55 mil estudantes em universidades, centros de formação profissional, além de grandes bibliotecas e acervos com arquivos e documentos antigos. (Dweller)

Mapa aponta efeito de aquecimento global de 4°C

O governo do Reino Unido apresentou ontem um mapa interativo como parte de um esforço para pressionar as nações a estabelecer um novo pacto para a redução das emissões de gases do efeito estufa. O mapa detalha o impacto de um aumento de 4°C no mundo em relação ao período pré-industrial. Entre os problemas há danos à agricultura e reflexos no abastecimento de água. O Reino Unido se comprometeu a cortar as emissões em 80% até 2050 em relação ao nível de 1990. Mas há impasse para fechar acordo em Copenhague. Veja o mapa aqui.

Dicas de sites sobre a história do Brasil - A guerra de canudos

A História de Canudos - importante acervo virtual sobre o tema. O site é composto por fotos, textos históricos, mapas da Bahia, letras de músicas, peças de teatro, filmes, pinturas, biografia e rica bibliografia sobre o tema. É um excelente referencial para aqueles que querem saber tudo sobre o Arraial de Canudos e a Guerra. Importante fonte para pesquisas e trabalhos escolares.

A Guerra de Canudos e "Sertões" - mesmo sem imagens ilustrativas, o site é uma importante referência para pesquisas sobre o tema. Aborda os principais aspectos do arraial de Canudos, a figura messiânica do líder Antônio Conselheiro, a questão do sebastianismo e as campanhas militares contra Canudos. O site trata também da importante obra de Euclídes da Cunha, "Os Sertões".

A Guerra de Canudos - Revista Época - especial da revista Época que aborda o tema dando um enfoque especial para a obra " Os Sertões" de Euclídes da Cunha. Mostra o lado perverso da campanha governista, ocorrida no interior da Bahia, contra uma organização social formada por miseráveis. Possuí uma fotografia histórica da época.

A Guerra de Canudos - História do Brasil - página apresenta conteúdo em linguagem bastante clara e traz resumo bem elaborado que aborda a história da guerra de canudos, o líder Antônio Conselheiro, o messianismo no Nordeste do início da República, os conflitos sociais na história do Brasil, etc.

Guerra de Canudos - texto bem resumido sobre os principais motivos do conflito, as questões políticas e sociais do início da República e a figura de Antônio Conselheiro.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...