terça-feira, 7 de julho de 2009

Descoberta uma nova subespécie de macaco no Amazonas

...Uma nova subespécie de macaco acaba de ser descoberta no Amazonas e já corre risco. O pequeno primata, batizado cientificamente como Saguinus fuscicollis mura, foi encontrado entre os rios Madeira e Purus, justamente sob o traçado da rodovia BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM). A rodovia, que hoje está abandonada e intransitável, tem a reforma prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra aguarda apenas a licença do Ibama para começar, e ambientalistas afirmam que a estrada poderá trazer uma devastação sem precedentes para a região..., continue lendo.

Os 400 anos do Rio Hudson

O Hudson vem sendo maltratado e utilizado para despejo. Mas desde os anos 1960 há quem esteja lutando para recuperar seu ecossistema.
A lei conhecida como “Clean Water Act”, sancionada em 1972, ajudou a deter os poluidores. Além disso, em 1984, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA determinou que um trecho de 320 km do rio deveria receber atenção especial. Como resultado, a qualidade da água melhorou e algumas populações de peixe também se beneficiaram.
Mas ainda há preocupações em torno da exploração do rio Hudson, que foi descoberto em 1609 pelo inglês Henry Hudson. Contratado por uma companhia holandesa para encontrar uma passagem para a Ásia pelo noroeste, o explorador inglês acabou descobrindo oficialmente o rio, que mais tarde receberia seu nome. (opiniãoenotícia).
A foto acima, mostra blocos de gelo no rio Hudson.

Uma casa-avião

Os aviões estão mesmo na ordem do dia. Um projeto interessante transformou uma aeronave em uma casa. Conheça o projeto.

Os vaga-lumes e os impactos ambientais

...O Brasil é o país com maior diversidade de espécies luminescentes no mundo. A emissão de luz fria e visível por seres vivos é observada em organismos que vão de bactérias a peixes, incluindo vaga-lumes e as chamadas larvas “trenzinho”, que emitem luz em duas cores.
Entender como a luz é produzida nesses organismos pode iluminar o caminho para o diagnóstico e tratamento de doenças como câncer e infecções bacterianas. As enzimas responsáveis pela bioluminescência – as luciferases, que catalisam a reação que produz a luz nos animais, e as proteínas fluorescentes, que têm a propriedade de mudar a cor da luz – estão sendo aplicadas em biotecnologia e em bioimageamento de processos patológicos..., continue lendo.

Universidade de Enologia

Após dez anos de planejamento e construção, a nova universidade de enologia e instituto de pesquisas , “Institut des Sciences de la Vigne et du Vin, Bordeaux Aquitaine (ISW)”, foi finalmente inaugurado. O Instituto, que irá abrigar quatro universidades e centros de pesquisa sob o mesmo teto, custou €25m, com fundos locais e da UE. Segundo o Professor Denis Dubourdieu, um dos principais produtores de Bordeaux, a ambição do Instituto é "fazer um grand cru sem a limitação de vinhos e produtores locais ou nacionais e ser capaz de exportar nosso savoir-faire para países de todo o mundo, na melhor tradição de Bordeaux". (decanter).

Festivais de inverno

...Em grande estilo, tem início nesta terça (7), às 19h, 1º Virtuosi de Gravatá, festival de música erudita, com a participação do pianista e regente João Carlos Martins (paulista), o violoncelista Antonio Meneses (pernambucano), o pianista Victor Asuncion (filipino), o flautista Nicole Esposito (EUA), o contrabaixista Catalin Rotaru (romeno), o violinista Benjamin Sung (EUA) e o violoncelista Hrant Parsamian (búlgaro), entre outros..., continue lendo.

Festivais de Verão

É verão no hemisfério norte. Época de festivais, entre tantas outras atividades. Neste link, veja uma relação de 10 festivais de verão que além de proporcionar diversão, externam sua preocupação com o meio ambiente.

A câmera mais veloz

A câmera astronômica Ocam deu, em junho, as primeiras amostras de seu poderio, tirando 1500 fotos por segundo em lugares mal iluminados e produzindo imagens de 240x240 pixels.
Criada pela ESO (European Organisation for Astronomical Research) e centros de pesquisas científicas da França, a câmera filmadora poderá equipar uma nova geração de telescópios terrestres de alta capacidade, pois tem a capacidade de identificar corpos celestes com pouquíssimo brilho.
Depois de alguns acertos e período intensivo de testes, a primeira experiência espacial da máquina será integrar o instrumento científico Sphere, em 2011, no telescópio europeu VLT. A missão se baseará na captura de imagens de gigantescos exoplanetas que orbitam estrelas na vizinhança do Sistema Solar.
Atualmente, equipamentos com a mesma função da Ocam conseguem fazer 1000 imagens por segundo. O chip do novo invento, porém, tem competência de aumentar a média em 150%, mantendo a alta qualidade das imagens. (info)

Entrando no ritmo da copa 2014

A copa do mundo de 2014 já tem seu próprio site. Uma boa ideia para ir aquecendo as turbinas dos torcedores. Confira.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...