quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Indicação geográfica é o caminho para vinho brasileiro ganhar mercado

A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, iniciou o trabalho de indicações geográficas no Brasil na década de 1990. Em 1995 a empresa já desenvolvia o primeiro projeto, que deu origem ao Vale dos Vinhedos, em uma época em que ainda não existia a lei de propriedade industrial, que permitiu o registro das indicações.
Atualmente, muitos produtores procuram a Embrapa em busca de apoio. “Auxiliamos em todas as etapas de construção do processo: fazemos estudos de cadastro vitícola, georreferenciamento, delimitamos a estrutura do relevo, fazemos a delimitação geográfica da região com base na realidade, e discutimos com os produtores os padrões de qualidade”, conta Jorge Tonietto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, especializado em indicação geográfica.
Confira a seguir as indicações que já existem no Brasil e os projetos que estão em andamento:
Globo Rural -- Quais são os selos de denominação geográfica que os vinhos brasileiros já detêm?
Jorge Tonietto -- As indicações geográficas de vinhos da Serra Gaúcha são todas de vinhos finos, e são cinco: o Vale dos Vinhedos, que é uma Denominação de Origem (DO) e outras quatro que são de Indicação de Procedência (IP) e incluem os municípios de Pinto Bandeira, Altos Montes, Monte Belo e Farroupilha...CONTINUE LENDO AQUI

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...