segunda-feira, 13 de julho de 2009

Eletricidade gerada no Saara

Aproveitar a luz solar no maior deserto do mundo é uma ideia antiga, tão simples quanto cara, mas que pode estar perto de se tornar realidade.
Hoje, a Munich Re, maior empresa de resseguro do mundo, convidou 20 grandes companhias para formar um consórcio chamado Desertec, cujo objetivo é gerar energia solar na África e na Arábia Saudita e trasmiti-la para a Europa. Entre as convidadas estão a Siemens, o Deutsche Bank e as empresas de energia RWE e E. ON, todas alemãs.
A ideia é usar o sistema solar térmico para produzir energia. Por meio deste sistema, a luz do sol é refletida por placas de metal e focalizada em caldeiras a fim de produzir vapor, que por sua vez irá movimentar as turbinas de onde sairá a eletricidade. Um esquema de armazenamento de calor permite que as turbinas se mantenham em funcionamento mesmo durante a noite.
Caso tudo saia como o esperado, serão investidos € 400 bilhões (US$ 560 bilhões) nos próximos 40 anos para construir estações de energia solar térmica para atender 15% da demanda europeia em 2050.(opinião&notícia)

Uma enchente diferente

...Durante as minhas saídas para documentar as cheias nas proximidades de Manaus, presenciei breves momentos da vida de diversas pessoas e, como não poderia deixar de ser, a grande maioria nem vou voltar a ver..., vejam aqui, fotos da última enchente no rio negro, a maior de sua história, contada por um fotógrafo da national geographic.

Desvendando os segredos do coração

...A história da Cardiologia inicia-se com o interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a circulação sanguínea. No Egito Antigo, temos uma breve descrição no papiro de Smith (3.000 a.C), atribuído a Imhotep, médico elevado à categoria de deus, além de outros de valor secundário. Eles atestavam a existência do coração, que estaria ligado a 22 canais (vasos) distribuídos pelo corpo, e que assinalavam a existência do pulso. Na China (1.200 a.C), observamos descrições semelhantes, porém com informações sobre o movimento do sangue nos vasos.
Na Grécia, Platão ensina que o coração é um órgão central e que o sangue está em constante movimento, circulando e assegurando calor para todo o corpo. Hipócrates ensina que o coração tem cavidades, umas com sangue escuro e outras vermelho, e que entre elas existem válvulas, as atrioventriculares. Segundo ele, as veias estão cheias de sangue enquanto que as artérias só contêm ar, e que o coração é um órgão essencial, que não pode adoecer. Aristóteles, no século IV a.C, fala sobre a aorta e afirma que o coração é o último órgão a morrer, quando cessam suas batidas. Todos conhecem o pulso e o relaciona a contração cardíaca
..., continue lendo (Hebron)

Top 10 de ondas letais

Quatro big riders (surfistas de ondas grandes), foram convidados para montar um Top 10 de ondas letais.
“A pancada do caldo é muito forte. É como se você entrasse num ringue com 100 pessoas e todo mundo te batesse na mesma hora”, diz o big rider Carlos Burle.
Veja os detalhes de 10 ondas assassinas neste super-ranking.(ocioso)

A viagem que o Aerolula está devendo ao Brasil

...O vôo SK 400 saiu de Copenhagen para Estocolmo às seis e pouco da manhã. Com sol alto, em horário nórdico. Era um dia resplandescente de verão, daqueles que revelam nos menores detalhes o que o mundo tem de bom ou de ruim. E o Airbus ia varrendo o chão, desde a decolagem, com uma câmera que enchia todas as telas a bordo com o cenário assombroso do percurso.
Eis um acessório que não deveria faltar no Aerolula. E nos aviões de todos os políticos brasileiros que viajam tanto às nossas custas, mas voltam dizendo que a Europa só virou o que é depois de acabar com suas árvores. O SK 400 teria muito a lhes mostrar, num trajeto pouco maior que o do Rio de Janeiro a São Paulo..., continue lendo.

Nau do século 16 é descoberta

...Oito metros de altura de sedimentos encobrem o que mergulhadores do Projeto Resgate Barra Sul acreditam ser uma nau do século 16. O naufrágio foi localizado nas proximidades das praias do Sonho, Naufragados e Papagaios, na parte sul da Ilha de Santa Catarina, onde era a entrada de embarcações que trafegavam na região na época das grandes navegações. Caso a hipótese se confirme, será o naufrágio mais antigo até agora identificado no Brasil..., continue lendo.

Relembrando os 40 anos da chegada à lua

...No dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua.
A veracidade das imagens divulgadas na data para o mundo ainda é contestada por muitos, mas fato incontestável é que, por causa daquele pequeno passo dado na superfície lunar, a Terra parou para admirar o céu. Ou melhor, a tela de um aparelho de TV. Agora, quarenta anos depois, será possível reviver essa experiência por meio de uma outra tela: a do computador...,
continue lendo.

Fazendo arte com papel

Uma galeria de fotos impressionantes de desenhos feitos com tesoura e papel. Precisa de muita paciência para fazer desenhos como esses! Confira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...