terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Arquivos históricos digitalizados

Reformulado, e com mais de 250 mil páginas de documentos sobre a história de São Paulo, o novo site do Arquivo Público do Estado oferece ao cidadão histórias e imagens gravadas em manuscritos, fotografias, jornais, revistas e filmes organizadas desde o século 18.

A digitalização atingiu por enquanto metade dos mais de 50 milhões de documentos do acervo, segundo a direção do portal, a ideia é ampliar o acesso público a esse material, para que não fique restrito apenas a pesquisadores profissionais.

“Este site ressalta a preocupação do Arquivo Público do Estado com as novas tecnologias da informação, seja para divulgar seu acervo de maneira democrática, seja para garantir a gestão e preservação de documentos digitais”, explica o coordenador do projeto, Carlos de Almeida Prado Bacellar.

O portal é dividido em três páginas temáticas sobre a história do estado que reúnem diferentes segmentos do acervo. São elas: “Memória da Imprensa”, “Imigração em São Paulo” e “Viver em São Paulo”. O núcleo é responsável por publicações como o primeiro jornal editado na província de São Paulo, "O Farol Paulistano" (1827), certidões de casamento e passaportes de imigrantes, um censo paulistano dos séculos 18 e 19 entre outras histórias.

Ainda está nos planos do Arquivo, a abertura para consulta online do acervo do Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social), órgão fundado em 1924, que atingiu seu auge durante o regime militar no Brasil.

Segundo a instituição, a primeira parte da coleção envolveu uma equipe de 70 pessoas, entre junho e novembro do ano passado, e custou cerca de 400 mil reais, bancados parcialmente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. (do idgnow).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...