domingo, 10 de outubro de 2010

6 previsões para o Futuro da Web nos próximos 5 anos

O que vai acontecer com a internet nos próximos anos? O bom senso nos diz para evitar previsões, pois tudo muda muito rapidamente na web. Mas as tendências estão aí e o Instituto Gartner divulgou um estudo apontando algumas delas.As previsões foram selecionadas de diversas áreas de pesquisa do Gartner como as tendências mais urgentes e críticas. Os tópicos abordados na lista deste ano falam sobre a mudança do equilíbrio do poder e do foco em TI.

Essas são as principais previsões apontadas no estudo:

Até 2012, 20% das empresas não terão ativos de TI

"Orçamentos empresariais de TI vão se contrair ou serão realocados para projetos mais estratégicos; a equipe de TI das empresas será reduzida ou reeducada para atender às novas exigências e/ou a distribuição do hardware terá que mudar radicalmente para atender às exigências dos novos pontos de compra de hardware de TI."

Até 2012, o Facebook vai se tornar o hub para integração de redes sociais

"Por meio do Facebook Connect e outros mecanismos similares, o Facebook vai dar suporte e terá um papel fundamental no desenvolvimento da web social distribuída e interoperável. Na medida em que o Facebook continua a crescer e a superar outras redes sociais, essa interoperabilidade vai se tornar crítica para o sucesso e a sobrevivência de outras redes sociais, canais de comunicação e sites de mídia."

Em 2012, 60% das emissões de gases estufa ocorrerão antes da máquina ligar

"O progresso no sentido de reduzir a energia necessária para montar um PC tem sido lento. Por todo o seu ciclo de vida, um PC típico consome dez vezes seu próprio peso em combustíveis fósseis, mas cerca de 80% do uso energético total de um PC ocorre durante a produção e o transporte."

O marketing via internet será regulamentado até 2015

"Apesar dos esforços internacionais para eliminar spams, as sujeiras de marketing são abundantes em todos os canais de marketing. A pressão por uma maior prestação de contas significa que a reação de consumidores incomodados vai provavelmente direcionar a legislação para regulamentar o marketing pela internet. As companhias que focam a internet primariamente com objetivos de marketing deverão se ver impossibilitadas de comercializar com os clientes de forma eficaz, colocando-se em desvantagem competitiva quando as novas leis entrarem em vigor."

Até 2014, 3 bilhões de pessoas farão transações via celulares

"As economias emergentes verão rapidamente o crescimento da adoção de celulares e da internet até 2014. Ao mesmo tempo, os progressos nos pagamentos, comércio e operações bancárias via dispositivos móveis estão facilitando as transações eletrônicas via celular ou internet no PC. A combinação dessas duas tendências cria uma situação na qual uma maioria significativa da população adulta do mundo vai poder efetuar transações eletrônicas até 2014."

Até 2013, os telefones celulares vão ultrapassar os PCs no acesso à web

"De acordo com as estimativas do Gartner, o número total de PCs em uso chegará a 1,78 bilhão de unidades em 2013. Até 2013, a base instalada combinada de smartphones e telefones equipados com navegadores vai ultrapassar 1,82 bilhão de unidades e, dali em diante, será maior do que a base instalada de PCs."

Um comentário:

Agrega Pais - Agregador de Links disse...

Excelente blog! Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para pais e mães (mas é tão versátil que acaba tendo audiência da família toda, pois, vai dos blogs de mães até blogs geeks ou sobre mma) uma ótima forma de divulgar seu blog para um público bem específico no geral e que está adentrando a internet e uma ótima forma de virar referência para este público.
http://agregapais.com.br/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...