terça-feira, 23 de junho de 2009

Erupção vulcânica

...Uma nova imagem feita do espaço mostra uma erupção vulcânica em seu estágio inicial, ainda começando a criar uma nuvem de fumaça e vapor, e criando uma onda de choque mortal na atmosfera chamada de fluxo piroclástico. O Sarychev Peak, na ilha de Matua, é um dos vulcões mais ativos da cadeia de ilhas de Kuril, no norte do Japão.
A nova foto (clique para ampliar) foi tirada no dia 12 de junho pela NASA e os pesquisadores de vulcões estão animados com a foto, pois ela conseguiu capturar vários fenômenos que ocorrem no início de uma erupção vulcânica.
A maior nuvem mostrada na foto parece ser uma combinação de fumaça e vapor branco, de acordo com a NASA. As nuvens próximas ao vulcão foram afastadas em um padrão circular pela onda de choque da erupção, de acordo com cientistas. Exatamente o que permitiu a realização da foto.
A nuvem mais clara no topo pode ser vapor condensado, resultante da subida rápida e o contato com a massa de ar mais fria acima da coluna de poeira. A nuvem chega a fazer sombra na parte nordeste da ilha. A foto também mostra uma mancha cinza no chão, provavelmente uma mistura de gás quente e poeira, que é chamada pelos cientistas de nuvem piroclástica. As nuvens piroclásticas são muito perigosas, pois chegam a 600 graus e se movem pela terra a uma velocidade média de 200 quilômetros por hora.
Voos comerciais estão desviando da região do vulcão para minimizar os danos causados às aeronaves pelo contato com a poeira. A última erupção explosiva do Sarychev Peak foi em 1989. (Live Science)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...