quarta-feira, 10 de junho de 2009

'Samba do crioulo doido'

Republico neste post, artigo de Josias de Souza no seu blog, que mostra o 'samba do crioulo doido' em que está metido o congresso nacional. Passada a fase de denúncias diárias a que estava submetido, agora a guerra das CPIs parece que virou algo mais importante. Mais importante pra que? pra quem? as fotos simbolizam bem a quantas anda o nosso congresso.








Como previstou, reuniu-se na tarde desta terça (9) a CPI das ONGs. A sessão converteu-se numa pantomima em três atos.

A foto lá do alto exibe uma cena do primeiro ato. A comissão foi aberta com plenário cheio.

Na bancada, o presidente Heráclito Fortes (DEM-PI) e o recém-nomeado realtor Arthur Virgílio (PSDB-AM).

Na primeira fileira, a fina flor do governismo, representado por Romero Jucá (PMDB-RR), líder de Lula; e Aloizio Mercadante (SP), líder do PT.

Abertos os trabalhos, Jucá apresentou uma “questão de ordem”. Pediu a Heráclito que reacomodasse o governista Ignácio Arruda (PCdoB-CE) na cadeira de relator.

Heráclito trocara Arruda por Virgílio na semana passada. E manteve a decisão. Negou-se a apreciar a questão levantada por Jucá.

Seguiu-se um rififi. Os governistas protestaram. Heráclito ignorou-os. E passou a palavra a Virgílio, que passou a expor o seu plano de trabalho.

A foto seguinte exibe o segundo ato. A tropa do governo bateu em retirada. Recusou-se a endossar a relat
oria de Virgílio.












O terceiro ato, retratado na imagem abaixo, acrescentou à pantomima um epílogo deprimente.

Virgílio leu o seu cronograma de ação para um plenário vazio. Ouviram-no, além das paredes, Heráclito e Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB.









O plano de Virgílio ressuscita requerimentos que, em dois anos de funcionamento da CPI das ONGs, o governo engavetara.

Sugere uma série de quebras de sigilos de entidades. Propõe um leque de depoimentos. Incui na lista um assessor da presidência da Petrobras.

Em retaliação, o consórcio governista promete impedir a instalação da CPI da Petrobras, prevista para o final da manhã desta quarta (10).

Diz-se que, enquanto Ignácio Arruda não for devolvido à relatoria das ONGs, a investigação da estatal petroleira não sai.

Devagarinho, o sagrado instrumento das CPIs vai sendo desmoralizado...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...