Os Estados Unidos aprovaram a criação da maior DOC (denominação de origem controlada) do mundo. Com 77.476 quilômetros quadrados, a região denominada como Upper Mississippi River Valley (UMRV) ocupará 4 estados - Minnesota, Wisconsin, Illinois e Iowa - e terá 193 quilômetros de extensão, de leste a oeste.
A tamanho da nova DOC (que lá se chama AVA - Americam Viticulturral Area "Área Viticultural americana") equivale a duas vezes a área do País de Gales, que mede 20,779 mil quilômetros quadrados, e a cinco vezes a região de Bordeaux, na França. A AVA de Lake Wisconsin, estabelecida em 1994, é a única área de plantio anteriormente formada que fica dentro do Upper a Mississippi River Valley. A UMRV abrigará produtores de grande renome. O Wollersheim Winery of Prairie du Sac, por exemplo, trabalha com uvas Sangiovese e Bonarda, e amealhou 267 medalhas em premiações nos últimos 20 anos.
A produção de vinhos na região central dos Estados Unidos tem crescido nos últimos anos. Muitos fazendeiros locais, especialmente no Wisconsin, trocaram o plantio de tabaco pelo de uvas.
Essa mudança no perfil agrário da região se deve às características climáticas dos quatro estados, onde predominam o frio e alta umidade, assim como na França, principal produtora de vinhos do mundo. (adega)
Nenhum comentário:
Postar um comentário