sexta-feira, 10 de julho de 2009

Fabricando diamantes

A Flórida, nos EUA, é uma das capitais mundiais do diamante. A empresa Gemesis criou um processo especial para gerar as raras e preciosas pedras artificialmente.
O processo conta com dezenas de encubadeiras, que não geram monstros alienigenas, mas diamantes. As encubadeiras da Gemesis permitem a coleta de até 40 pedras por dia.
A máquina é carregada com uma “semente”, um pequeno diamante, que é colocado em uma cápsula de grafite. A cápsula e o diamante são derretidos a uma pressão atmosférica 58 mil vezes maior que a normal. É como se uma enorme montanha estivesse sobre o diamante e o grafite e isto gera um calor imenso. Braços hidráulicos e fechaduras de aço maciço selam cada encubadeira para gerar a pressão.

Em seguida, o derretimento do diamante verdadeiro começa a transformar o próprio grafite em diamante. São 4 dias até um diamante ser produzido.

Os diamantes amarelos da Gemesis são muito valiosos no mercado. São bilhões de dólares por ano. O diamante amarelo é a substância mais dura que existe e por isso é lapidado em uma mesa giratória. Cada gema leva dias de trabalho para ficar com uma forma simétrica.

Após a lapidação o diamante é certificado pelo Institulo Gemológico Internacional. Apenas um poderoso microscópio nas mãos de um especialista permite distinguir qual pedra é artificial e qual é natural.

As pedras são então marcadas e vão para o mercado para esvaziarem o bolso dos homens e se tornarem os melhores amigos das mulheres. [How do We Do it, Discovery Channel, Gemesis].

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...