domingo, 26 de julho de 2009

Lixo, GO HOME! - part III

A Agência Ambiental britânica prendeu hoje (23/07) três pessoas durante as investigações sobre o envio ilegal de contêineres de lixo tóxico inglês ao Brasil.
Os três homens presos em três locais diferentes em Swindon, cidade portuária de onde o lixo foi despachado. Um deles tem 49 anos, os outros 28 e 24 anos.
Os nomes das pessoas presas não serão revelados por questões legais, afirmou a Agência Ambiental, encarregada das investigações sobre os responsáveis do envio ilegal. A pena máxima para exportação ilegal de lixo é multa sem limite de valores e até dois anos de prisão.
Na nota que divulgou as prisões, a agência afirmou que os governos britânico e brasileiro estão trabalhando juntos para descobrir a origem do material exportado. No final da semana passada, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, exigiu o envio imediato dos conteinêres à Inglaterra.

"As prisões de hoje marcam um progresso importante na nossa investigação sobre a suposta exportação de lixo da Grã-Bretanha para o Brasil", disse a diretora de gestão de resíduos da agência ambiental britânica, Liz Parkes. "O governo britânico assumiu uma liderança global forte para combater o comércio ilegal de lixo, com objetivo de proteger o ambiente e as pessoas."
O lixo, que continha material hospitalar como seringas, além de fraldas usadas, banheiros químicos e produtos tecnológicos como computadores e televisões, foi descoberto no mês passado, por conta de uma denúncia anônima.

Desde então, 99 contêineres com cerca de 1 600 toneladas de dejetos foram apreendidos nos portos de Santos e Rio Grande e na alfândega de Caxias do Sul e aguardam liberação para retornar à Inglaterra.
Na última quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro pediu à Delegação Permanente em Genebra para apresentar uma denúncia de tráfico de resíduos perigosos provenientes da Grã-Bretanha, baseada na Convenção de Basileia, que condena a prática. (info)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...