quarta-feira, 29 de julho de 2009

Lixo, GO HOME - part VI

O navio que vai levar de volta para o Reino Unido 48 contêineres com lixo enviado ao Brasil ilegalmente só deve sair na sexta-feira.
Isso porque ele ainda está no porto de Buenos Aires e só deve chegar ao Brasil entre quinta e sexta-feira, segundo o IBAMA.
O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, havia declarado que o embarque de 48 contêineres de lixo importado ilegalmente da Inglaterra que estão em Caxias do Sul e em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, aconteceria na segunda-feira, mas o navio acabou atrasando.
Os outros contêineres, que estão no porto de Santos, devem ser mandados de volta nas próximas semanas. As seis empresas que importaram o lixo, arcarão com multas de 2,5 milhões de reais e devem responder por crime ambiental.
Minc disse ainda que pretende acionar a Câmara Interministerial de Combate a Crimes Ambientais (composta pelos ministérios do Meio Ambiente e da Justiça, da Polícia Federal e da Força Nacional) para melhorar a fiscalização dos portos brasileiros.

"Como é possível que países que dizem fazer tudo para defender o meio ambiente, com tecnologia, dinheiro e meios para fazer isso, mandem aos países pobres e em desenvolvimento seu lixo doméstico, químico e industrial para serem queimados e enterrados", afirmou o ministro em nota oficial.

A delegação permanente do Brasil em Genebra foi instruída pelo Ministério das Relações Exteriores a denunciar o Reino Unido, nos termos da Convenção da Basiléia, por tráfico de resíduos perigosos. A iniciativa do Itamaraty atende a pedidos do Ministério Público Federal, do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os três homens acusados de envolvimento no envio de 99 contêineres de lixo tóxico para o Brasil, presos na cidade portuária de Swidon, de onde os contêineres saíram, foram liberados depois de passar por interrogatório e pagar fiança. Eles não podem deixar a Inglaterra e terão de se apresentar novamente à delegacia em datas específicas. (info)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...