sábado, 4 de julho de 2009

O mais completo atlas da superfície da Terra

O mais completo mapa da topografia da Terra acaba de ser lançado, fruto de uma ação conjunta da Nasa com o Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão. Chamado de Global Digital Elevation, o mapa foi criado a partir de 1,3 milhão de imagens individuais e cobre 99% da superfície do planeta. Ele está disponível gratuitamente na internet.

As imagens que deram origem ao mapa foram obtidas pelo Radiômetro de Reflexão e Emissão Termal (Aster, na sigla em inglês), um sofisticado equipamento japonês a bordo do satélite Terra.

Dedicado a missões de monitoramento constante do planeta, o satélite Terra já obteve dados importantes das mais diversas áreas, da proliferação de algas a erupções vulcânicas.

No caso específico, o Aster mapeou a topografia terrestre com intervalos de apenas 30 metros entre cada ponto registrado. -Trata-se do mais completo mapa topográfico digital global já criado no mundo - afirmou Woody Turner, cientista da Nasa que integra a missão Aster. Este conjunto exclusivo de dados auxiliará usuários e pesquisadores das mais diversas disciplinas que precisem de dados de topografia e informações de terreno.

Os dados podem ajudar, por exemplo, na luta contra incêndios, na conservação dos recursos naturais, no planejamento das cidades, em qualquer área que demande informação geográfica detalhada.Objetivo é chegar a mapa ainda mais preciso Até então, o mais completo mapa topográfico do planeta disponível, também feito pela Nasa, cobria 80% da superfície da Terra. Era menos acurado, sobretudo em áreas mais inóspitas, como relevos escarpados e alguns desertos. O objetivo da Nasa agora é reunir os dados dos dois mapas para obter uma cartografia global ainda mais completa.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...