quinta-feira, 23 de julho de 2009

Prosecco agora só na Itália

A região produtora do Prosecco di Conegliano e Valdobbiadene, atualmente classificada como DOC (Denominação de Origem Controlada), a partir de 1° de agosto será elevada ao posto de DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida).
Os espumantes produzidos a partir de agora trarão em seus rótulos as palavras "DOCG e Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore'".

Em declaração, o Consorzio per la Tutela del Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene (Consórcio pelo cuidado do Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene) afirmou que, "a partir de 1° de Agosto de 2009 todos os Proseccos serão protegidos dentro e fora da Europa".
Quem produzir Prosecco fora das regiões de DOC e DOCG terá que usar em seus rótulos o nome Glera (uma antecessora da uva do Prosecco), em vez de Prosecco. "Em 1969, quando viramos DOC, o Prosecco era cultivado apenas nas 15 comunidades localizadas entre as pequenas cidades de Conegliano and Valdobbiadene", comentou Franco Adami, presidente do consórcio. "Nas últimas décadas, porém, o cultivo se espalhou gradualmente. Dada essa situação, nós tivemos que proteger o nome Prosecco", encerrou. (adega)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...