segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Projeto Alzheimer

Imagine que acabou de assistir um filme e está olhando para os créditos, ao final, e não se lembra de nada do que viu. Você não dormiu durante a sessão, ficou com os olhos da tela e mesmo assim não se lembra da trama, dos personagens, de nada. Muitas vezes é assim a vida de alguém com início da doença de Alzheimer.
Milhões de pessoas pelo mundo sofrem com Alzheimer — 5 milhões apenas nos EUA — e cada vez mais pacientes aparecem em todas as partes. É a segunda doença mais temida depois do câncer e o tipo de demência mais comum aflingindo 70% de todos os casos. Além de ser incurável é como se o doente fosse desaparecendo com o tempo, sendo substituído por outra pessoa. Ele deixa de ser quem era antes, perdendo a memória e a capacidade de raciocínio, podendo até chegar a viver em um estado vegetativo.
Mas há muito esforço científico sendo realizado, tanto para prevenir quanto para erradicar a doença. Em 4 documentários e 17 curtas além de uma ampla iniciativa multimídia o Projeto Alzheimer, da HBO, revelará detalhes sobre os avanços da ciência para descobrir métodos para prevenir, tratar e curar a doença.
O próprio diagnóstico da doença é complicado em seus estágios iniciais, mas testes clínicos mostram que um novo composto, o florbetabeno, quando administrado no paciente ajuda a detectar Alzheimer ainda no começo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...