sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Um jornal sem papel

Diariamente, toneladas de papel repletas de notícias são colocadas em circulação em todo o mundo para informar a sociedade. Do ponto de vista ambiental, os jornais impressos têm forte impacto, pois utilizam a madeira como fonte primária. Além disso, ao fim do dia, muitos periódicos não chegam sequer a ser consumidos.

Mas uma invenção de dois designers da Coreia do Sul, Seon-Keun Park e Byung-Min Woo, pode ser a solução econômica e ecológica dos diários impressos. Ligados ao Samsung Art & Design Institute, eles desenvolveram o IN – Innovation of Newspaper (Inovação do Jornal, em português), que consiste em um aparelho conectado à internet via wi-fi com um despertador embutido e uma tela eletrônica. Veja como funciona o aparelho.

Para atualizar as notícias do jornal eletrônico, basta que o leitor passe a tela pelo dispositivo que as informações do dia serão renovadas automaticamente no jornal que a pessoa preferir. O produto também funciona como um despertador, que dispara no horário desejado ou avisa se existem atualizações nos sites de notícias selecionados.

As vantagens do IN são as diversas opções de jornais que podem ser atualizados no aparelho e a mobilidade que a tela permite. Outros benefícios são o fim da necessidade de exploração de recursos naturais para a produção do papel e o fim do desperdício de jornais não consumidos. Economicamente, a Inovação do Jornal seria positiva para as receitas dos diários, pois baixaria os custos com produção e distribuição.

O invento ainda não tem data para lançamento, nem a certeza de que será desenvolvido comercialmente. (nósdacomunicação)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...