terça-feira, 15 de setembro de 2009

Derretimento de geleiras no Himalaia

Nepal : o derretimento de geleiras no Himalaia está acarretando a formação de diversos lagos que no caso de rompimento, poderiam devastar inúmeros vilarejos.

E’ o caso, por exemplo, do lago Imja com 36 milhões de metros cúbicos d’água, que conforme alguns cientistas, representa a maior ameaça de inundação para o Nepal, caso ele venha se romper.

As inundações poderiam ocasionar segundo o secretário do Meio Ambiente du Nepal, Uday Raj Sharma, um verdadeiro « sunami nepalês ».

Para Samjwal Ratna Bajracharya, especialista dos glaciais do Centro internacional de desenvolvimento das formações montanhosas no Nepal (ICIMOD), o derretimento das geleiras vem se acelerando sensivelmente nesses últimos 30 anos, e as temperaturas do Himalaia vêm aumentando « oito vezes mais rápido » que a média mundial.

Os experts estimam que no Nepal, entre os 2.300 lagos decorrentes do derretimento dos glaciais, pelo menos 20 apresentam riscos de ceder e, acrescentam que as soluções face a esta ameaça não são nada evidentes.

Evacuar as populações seria difícil, pois grande parte das famílias se recusaria a abandonar suas casas. Por outro lado, uma operação de esvaziamento dos lagos, seria extremamente onerosa, perigosa e incerta.
* Tradução do texto original da correspondente do blog em Montpellier

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...