quarta-feira, 2 de setembro de 2009

MIMO 2009 - Arte em Olinda

Em sua sexta edição, a Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO) mostra que, apesar da juventude no calendário de festivais do país, aponta caminhos maduros, bastante condizente com seu crescimento.

Este ano, a MIMO ultrapassa a marca de 100 concertos realizados, com a expectativa de receber 60 mil pessoas em seus seis dias de programação, que tem início hoje e segue até a próxima segunda-feira.

Desta vez, as apresentações musicais chegam também em Recife e João Pessoa, totalizando nessas cidades 24 espetáculos e nove filmes da mostra Cine Mimo. Gratuitos (com distribuição individual de senhas), os concertos da MIMO são apresentados em 2009 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Petrobras. O festival conta ainda com a parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e das prefeituras de Olinda, Recife e João Pessoa.

“A expansão para o Recife e João Pessoa é um processo natural de amadurecimento. O projeto está ganhando força no cenário nacional e reforça o perfil e conceito do festival, que é promover um diálogo entre o erudito, o instrumental e o popular, além de investir na educação musical, através da Etapa Educativa. Nas próximas edições, poderemos estender ainda mais o evento por outros corredores culturais, inclusive no interior do estado de Pernambuco, além de realizar outras etapas por cidades históricas do Brasil”, adianta Lu Araújo, idealizadora, diretora artística e dona da produtora Lume Arte, responsável pelo evento.

A grande estrela da MIMO 2009 sem dúvida é o Buena Vista Social Club Star, que no sábado vai contar com Amadito Valdes e Barbarito Torres - ambos da formação original - no palco montado na Praça do Carmo. A dupla será acompanhada por convidados ilustres, entre eles músicos tradicionais e da nova geração, como Tereza Garcia Caturla, a Tete, grande diva do canto cubano, o baixista Fabian García, os cantores Mayito Rivera (Los Van Van) e Idania Valdes, uma das revelações da atual música cubana. O show do Buena Vista, assim como toda a programação do festival, é gratuita.

Como nos anos anteriores, a MIMO ocupa, com concertos, sete igrejas históricas de Olinda. São elas: São Francisco, Igreja do Rosário, Igreja de São Bento, Igreja do Seminário, Igreja de São Pedro, Igreja de Guadalupe e Igreja da Sé. As senhas para os concertos serão distribuídas na Biblioteca de Olinda (Av. da Liberdade, s/n, Carmo). Cada pessoa só poderá pegar uma senha por vez. Para os concertos das 18h, 18h30 e 19h, as senhas serão distribuídas às 17h, do dia do concerto. Para os concertos das 20h30, as senhas serão distribuídas às 18h, do dia do concerto. A programação das 11h30 e 16h tem entrada aberta ao público, sujeita à lotação dos espaços.

Já o Recife viabilizou três concertos em duas grandes igrejas do Centro da cidade: Basílica do Carmo e sua vizinha Ordem Terceira do Carmo. A Basílica receberá no sábado e no domingo, respectivamente, o St. Petersburg String Quartet com Luiz de Moura Castro e a Orquestra Sinfônica do Recife, regida por Isaac Karabtchevsky. O Duo Milewski se apresenta sexta, na Ordem Terceira do Carmo. (folhape)

Um comentário:

Unknown disse...

Parabens aos organizadores desta programação, e pelo interesse em nos oferecer estas maravilhas que vêm amenizar as maguas que temos da cidade que nos oferece taõ pouco.
Musica é o refrigerio da alma; e quando é de boa qualidade é sublime.
Parabens, e não deixem morrer este projeto. Cordialmente
Lourdes Cavalcanti

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...