
Sim, de fato, na ida da informação o mundo é plano. Entretanto, de acordo com os estudos do SRC (Strategy Research Center) da DOM Strategy Partners, a forma como cada indivíduo absorve, compreende, traduz e dissemina informações, conceitos e tendências varia fundamentalmente de acordo com sua cultura, história, região, valores, objetivos e demais particularidades que são, em essência, grupais ou individuais.
Desta forma, na volta da informação – ou seja, como ele dissemina, gera mídia/buzz e passa informação aos seus pares presencialmente ou remotamente (via Web) – o mundo não é plano. Velocidades, profundidades, interpretações… tudo é diferente.
Para nós, cada ser-humano é uma ilha, que pertence a diversos arquipélagos, cada qual representando um cluster de pertencimento do indivíduo. Ou seja, de acordo com cada tema, conceito, desejo, hábito, interesse, opinião, etc, cada indivíduo é uma ilha que pertence a um determinado arquipélago (cluster) formado por diversas ilhas similares a ele (outros indivíduos com mesmo interesse ou opinião ou hábito, etc).
E mais: como os indivíduos pertencem a diversos arquipélagos (ou clusters) simultaneamente, então eles acabam sendo o nó de interconexão entre os diversos arquipélagos existentes, entrelaçando, assim, a chamada teia global (redes interligadas de comunidades, clusters, redes sociais, grupos, etc). (management)
Nenhum comentário:
Postar um comentário