quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O mundo não é plano! - vale refletir

De acordo com Thomas Friedman, o mundo é plano. Isso não é verdade! A velocidade da informação, a integração entre os agentes econômicos e a evolução tecnológica, de fato, levaram a informação a qualquer um, em qualquer momento, instantaneamente.

Sim, de fato, na ida da informação o mundo é plano. Entretanto, de acordo com os estudos do SRC (Strategy Research Center) da DOM Strategy Partners, a forma como cada indivíduo absorve, compreende, traduz e dissemina informações, conceitos e tendências varia fundamentalmente de acordo com sua cultura, história, região, valores, objetivos e demais particularidades que são, em essência, grupais ou individuais.

Desta forma, na volta da informação – ou seja, como ele dissemina, gera mídia/buzz e passa informação aos seus pares presencialmente ou remotamente (via Web) – o mundo não é plano. Velocidades, profundidades, interpretações… tudo é diferente.

Para nós, cada ser-humano é uma ilha, que pertence a diversos arquipélagos, cada qual representando um cluster de pertencimento do indivíduo. Ou seja, de acordo com cada tema, conceito, desejo, hábito, interesse, opinião, etc, cada indivíduo é uma ilha que pertence a um determinado arquipélago (cluster) formado por diversas ilhas similares a ele (outros indivíduos com mesmo interesse ou opinião ou hábito, etc).

E mais: como os indivíduos pertencem a diversos arquipélagos (ou clusters) simultaneamente, então eles acabam sendo o nó de interconexão entre os diversos arquipélagos existentes, entrelaçando, assim, a chamada teia global (redes interligadas de comunidades, clusters, redes sociais, grupos, etc). (management)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...