segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A pesca com o Cormorão na China

Uma das mais belas paisagens chinesas fica na província do Guangxi, nos arredores da cidade de Guilin, situada a 35 horas de trem de Shanghai e 1h40 de avião. Partindo de Guilin, os passeios de barco oferecem um espetáculo magnífico ao longo das montanhas, verdadeiros « pães de açúcar » às margens do rio Li.

À noite, a principal atração é um espetáculo de pesca com o cormorão. Num barco feito de bambú e equipado de uma lanterna, o pescador não precisa de anzol, substituindo-o pelo cormorão.

Na realidade, é o cormorão, hábil pescador, quem retira fácilmente os peixes da água. Para isso, o pescador amarra um fio de palha no pescoço da ave jogando-a em seguida na água para ir em busca dos peixes. De pescoço amarrado, e já de barriga cheia, o cormorão aceita resignado. Como sua garganta está amarrada, ele não consegue engolir os peixes que pesca, e uma vez de volta ao barco, resta ao pescador o trabalho de « pescar » na goela da ave.

Com a chegada das redes de pesca, a competição tornou-se difícil o que levou os pescadores que pescam com o cormorão a encontrarem um jeito moderno de ganhar a vida. Foram à cata de turistas para mostrarem este modo de pesca ancestral. Cobram R$0,40 para tirar uma foto com o turista enquanto que ganham apenas R$2,00 por quilo de peixe pescado. Veja as fotos neste blog, na coluna ao lado, e assista aqui o vídeo da pesca com o cormorão - Da correspondente do blog em Montpellier, nas suas narrativas de viagens por ter morado 10 anos na China.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...