quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Desmatamento cresce na Amazônia

Imagens de satélite obtidas em agosto e analisadas pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) revelam que parques, reservas e terras indígenas da Amazônia perderam 132 km² de suas florestas.

No total, a Amazônia sofreu devastação de 273 km² no período observado – equivale a cerca de sete vezes o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. O número significa aumento de 167% em relação a agosto de 2009, quando o desmatamento detectado alcançou 102 quilômetros quadrados.

Depois de 11 meses em queda, esse é o segundo mês em que a derrubada de árvores na Amazônia aumenta. Em julho, o Imazon detectou 532 km² de devastação – alta de 93% em relação a julho de 2008, quando foram registrados 276 km².

Segundo o instituto, nem todo o desmatamento detectado em agosto foi realizado nesse mês, já que 46% das áreas destruídas estavam cobertas por nuvens em meses anteriores, e não poderiam ser vistas por meio de imagens de satélite.

As áreas mais atingidas pela devastação estão no Pará – estado que concentrou 76% do corte de árvores detectado em agosto. Nesse estado, os locais críticos estão na Terra do Meio – local onde, em 2008, foram apreendidos os “bois piratas” – e nos arredores das grandes rodovias, como a PA-150 e a BR-163.

As unidades de conservação – como são chamados tecnicamente os parques e reservas – que mais sofreram desmatamento também estão no Pará. O local mais atingido foi a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, que teve 18,7 km² desmatados, seguido pela Floresta Nacional do Jamanxin, que perdeu 4,2 km².

Na avaliação do cientista Adalberto Veríssimo, um dos responsáveis pela análise do Imazon, o aumento da devastação dentro das áreas protegidas se deve à disposição do Governo Federal em diminuir limites de unidades de conservação. “O desmatamento vem sendo usado como instrumento de pressão para que o governo reveja o limite de reservas”, afirma.  (globoamazônia)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...