sábado, 3 de outubro de 2009

Marionetes gigantes comemoram a queda do muro de Berlim

Por ocasião do vigésimo aniversário da queda do muro de Berlim, a célebre companhia francesa de teatro de rua « Royal Luxe » imaginou um espetáculo de 1,5 milhões de euros, com duas marionetes gigantes medindo 5 e 15 metros de altura, uma vindo do leste, outra vindo do oeste, que atravessarão Berlim do dia 2 de outubro até o dia 4. A Royal Luxe foi criada em 1979, na região de Aix-en-Provence por Jean-Luc Courcoult. A televisão ARTE,  vai acompanhar as duas marionetas desde a chegada de barco até o encontro tão esperado de ambas diante da porta de Brandemburgo.

 As marionetes gigantes apresentarão, em forma de conto, a história da divisão da alemanha desde a separação até o encontro. Para Jean-Luc Courcoult, « trata-se muito mais de uma história de família, muito simbólica, do que de uma história política. E’ o encontro de dois gigantes, que durante muito tempo ficaram separados por um cataclismo incompreensível ».

 A « pequena gigante » será recebida dia 2 de outubro pelo prefeito de Berlim e percorrerá o centro histórico da capital com um saco contendo as cartas que foram interceptadas pela Stasi, a polícia política da ex-RDA. Estas cartas enviadas do leste para o oeste, e inversamente evocam a separação, os pedidos de emigração negados, assim como alguns aspectos da vida quotidiana. O espetáculo terminará domingo com uma grande parada dos dois gigantes enfim reunidos. Nesta ocasião, dezenas de milhares de cartas serão « devolvidas à população » através de canhões atirando na multidão. Veja aqui o vídeo,   e aqui fotos do evento . Da correspondente do blog em Montpellier.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...